Marketing

Português é essencial para a redação de planos de marketing e para a comunicação com o cliente. Matemática e estatística são ferramentas usadas em pesquisas de mercado. O aluno vai aprender também sobre relacionamento com o cliente e como oferecer produtos direcionados a cada público, elaboração de campanhas promocionais e características dos canais de distribuição. O curso ensina ainda a preparar um planejamento de marketing para uma empresa ou um produto. Empreendedorismo, ética e responsabilidade social, inglês e espanhol completam o currículo.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Gestão e Negócios

Área de
Atuação

Elabora planos de marketing; prepara e executa campanhas promocionais nos pontos de venda de produtos; define como a empresa deve se relacionar com o público, zelando pelo nome e pela imagem da empresa; analisa o comportamento do consumidor; elabora e aplica questionários de pesquisa de mercado; desenvolve programas de fidelidade, que aproximam consumidor e empresa ao oferecer benefícios para os clientes; determina a organização dos produtos em uma loja, por exemplo, de modo a dar mais visibilidade; realiza análises e estudos sobre o público de um produto ou serviço. A área de Marketing Digital, que envolve o uso da internet e de celulares, por exemplo, está em crescimento.

Onde
Trabalhar

Em empresas, nos departamentos de Marketing ou de Venda e na gestão de produtos e marcas; empresas especializadas em pesquisa de mercado; comércio; sites de comércio eletrônico; agências. O profissional pode abrir seu próprio negócio, como consultorias, agências e empresas de treinamento em atendimento ao cliente.

Onde
Estudar

Ribeirão Preto  -  Jaboticabal Fatec Jaboticabal – Nilo de Stéfani Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec Sebrae Presidente Prudente  -  Presidente Prudente Fatec Presidente Prudente