Manutenção de Aeronaves

A estrutura das aeronaves e de seus sistemas e componentes – aviões de transporte de passageiros, aviões executivos, helicópteros – e as características dos materiais utilizados na fabricação; o funcionamento e a manutenção dos sistemas hidráulicos, de trens de pouso, de ar condicionado e dos propulsores, além dos processos de reparos estruturais e soldagem. O aluno também aprende a utilizar as publicações técnicas e manuais de aviões e dos componentes, estuda desenho técnico, inglês técnico aplicado à aviação, informática e legislação. As disciplinas fundamentais para o aprendizado das matérias profissionalizantes são cálculo, física, álgebra e geometria.

Duração/Semestre

6 semestres

Área de
Atuação

Supervisiona a revisão e a manutenção de aviões. Atua na gestão, no planejamento e no controle dos serviços de manutenção de aeronaves e seus componentes. No planejamento de serviços, define a sequência das atividades de manutenção, otimiza as tarefas e controla os prazos de execução de cada etapa de trabalho. Orienta o técnico na execução das atividades de montagem e regulagem dos componentes das aeronaves. Zela pelo cumprimento das normas de segurança de voo. O mercado para essa profissão é promissor. A frota de jatos executivos cresceu nos últimos anos na América Latina, onde o Brasil é o principal mercado. Além disso, a região de São José dos Campos concentra as principais empresas aeroespaciais do País.

Onde
Trabalhar

Companhias aéreas, fabricantes de aeronaves, fabricantes de partes e componentes de aeronaves, centros de manutenção de aeronaves, empresas de aviação executiva, empresas operadoras e de manutenção de helicópteros e Forças Armadas. Como empreendedor, pode implantar sua própria oficina de reparo ou revisão de componentes para atuar como fornecedor de serviços para os centros de manutenção de aeronaves.

Onde
Estudar

São José dos Campos  -  São José dos Campos Fatec São José dos Campos – Prof. Jessen Vidal