Logística Aeroportuária

As características das aeronaves, como carregar e descarregar cargas, quais embalagens podem ser utilizadas no transporte aéreo e os trâmites para a circulação de passageiros e cargas nos aeroportos. O aluno também vai aprender sobre a infraestrutura aeroportuária: como os aeroportos são constituídos, qual deve ser a quantidade de terminais e pátios de manobra etc. Conceitos de Física e Matemática são fundamentais para o aprendizado de movimentação e armazenagem de cargas, simulação de operações e cálculo de custos e tarifas. Administração, economia, legislação de transporte aéreo, inglês e espanhol também fazem parte do currículo.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Gestão e Negócios

Área de
Atuação

É responsável pelo planejamento e controle da movimentação e armazenagem de cargas em um aeroporto. Avalia a melhor opção de transporte aéreo e de embalagem para cada tipo de mercadoria. Define como será feito o carregamento de cargas. Determina a organização dentro de contêineres específicos para o transporte aéreo. Calcula custos de fretes e tarifas. Também analisa balanços de companhias aéreas. Outra frente de atuação é o terminal de passageiros, onde o tecnólogo trabalha com o planejamento do fluxo de pessoas e de bagagens. No Brasil, a privatização dos aeroportos estimulou o crescimento e profissionalização do setor, abrindo campo para a atuação do tecnólogo em Logística Aeroportuária.

Onde
Trabalhar

Aeroportos, concessionárias de gestão aeroportuária, companhias de transporte aéreo, empresas de comércio exterior, transportadoras aéreas, empresas prestadoras de serviço em aeroportos e órgãos públicos. O tecnólogo pode também abrir seu próprio empreendimento, como uma transportadora, por exemplo.

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  Guarulhos Fatec Guarulhos Campinas  -  Indaiatuba Fatec Indaiatuba – Dr. Archimedes Lammoglia