Gestão Portuária

A estrutura de um navio, quais são os tipos de transporte, terminais e cargas, como os portos funcionam e como são regulamentados, como planejar e organizar cargas nos terminais e nos navios por meio de softwares especializados, como elaborar orçamentos. Para aprender boa parte desses assuntos, o aluno vai precisar de física, matemática, estatística e economia, além de finanças empresariais. As disciplinas direito público e privado, legislação portuária e aduaneira, marketing internacional e comércio exterior também integram o currículo. Além disso, a língua inglesa está fortemente presente no curso, pois algumas aulas são ministradas no idioma e alguns materiais de estudo não possuem tradução para a língua portuguesa. Por isso, inglês é oferecido em todos os semestres.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Infraestrutura

Área de
Atuação

Atua na gestão de operações de carga e de passageiros nos terminais portuários. Elabora o planejamento de cargas em um terminal seguindo as normas técnicas e de segurança; realiza simulações e elabora projetos de recebimento de cargas que necessitam de cuidados específicos e calcula custos e tributos de fretes e transportes. Realiza o planejamento de operações em navios porta-contêiner e de mercadorias a granel e líquidas. Dimensiona a mão de obra necessária para execução de tarefas em portos e navios. O curso das Fatecs é a única graduação tecnológica gratuita no Brasil na área de Gestão Portuária.

Onde
Trabalhar

Autoridades Portuárias, terminais portuários e armadores, empresas de comércio exterior e empresas de logística, empresas de serviços de apoio portuário e estaleiros. O tecnólogo também pode atuar na área militar, como a Marinha de Guerra ou Marinha Mercante, e em projetos offshore, em plataformas de petróleo e terminais aquaviários. Pode ainda abrir sua própria empresa, como uma prestadora de serviço para áreas portuárias.

Onde
Estudar

São José dos Campos  -  São Sebastião Fatec São Sebastião – São Sebastião Baixada Santista  -  Santos Fatec Baixada Santista – Rubens Lara