Controle de Obras

Matemática, física, estatística, gestão e química estão presentes no currículo do curso, que tem disciplinas em comum com a graduação tecnológica em Construção de Edifícios. O aluno aprenderá mecânica, cálculos para fazer estruturas de concreto, planejamento e orçamento de obras, além de controle de quantidade e qualidade de materiais utilizados em construções. Além disso, o estudo da língua inglesa está presente em todos os semestres.

Duração/Semestre

6 semestres

Eixo tecnológico

Infraestrutura

Área de
Atuação

É responsável por executar e controlar projetos de diversos tipos de obras, como construção de edifícios, barragens, estradas e aeroportos. O tecnólogo acompanha, monitora e fiscaliza o andamento de uma obra assim como o cumprimento das exigências de qualidade e segurança do empreendimento. Atua no planejamento e na gestão do canteiro de obras, definindo os locais de trabalho, determinando a quantidade dos materiais utilizados e administrando os recursos humanos. Pode ainda elaborar orçamentos. Também trabalha no controle de qualidade de produto nas indústrias de materiais de construção, como aço, cerâmica, gesso etc.

Onde
Trabalhar

Empreiteiras, construtoras, empresas de engenharia, empresas de obras civis, indústrias da construção civil e laboratórios de ensaios físicos e mecânicos de obras. Pode ainda abrir um negócio próprio, como uma empresa de execução de obras. O mercado de trabalho é amplo para o tecnólogo em Controle de Obras. O curso é muito procurado por pessoas que já trabalham na área.

Onde
Estudar

Metropolitana de São Paulo  -  São Paulo Fatec Tatuapé – Victor Civita Sorocaba  -  Votorantim Fatec Votorantim