Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável abre turmas presenciais

Atento ao crescimento do mercado, Centro Paula Souza amplia oferta nas Etecs da capital paulista; profissional trabalha com energia eólica, solar e hidráulica

4 de outubro de 2023 2:46 pm Institucional

Usina solar projetada, construída e implantada pela primeira turma formada na Etec Getúlio Vargas, em 2022 | Foto: Divulgação

O Brasil superou a marca de 2 milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados, segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). Um mercado em crescimento para os técnicos em Sistemas de Energia Renovável formados pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza.

O técnico em sistemas de energia renovável realiza projeto, instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, de fontes renováveis de energia, como eólica, solar e hidráulica.

O curso oferecido pelo CPS tem duração de três módulos já oferecida na modalidade semipresencial e, a partir de 2024, presencial. As novas turmas abertas para o primeiro semestre do ano que vem serão na capital paulista, nas Etecs Prof. Aprígio Gonzaga, localizada na Vila Carlos de Campos (Penha) e na Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, na Vila Guilherme.

“Esperamos uma procura grande no Vestibulinho, por conta da demanda do mercado e por nossas pesquisas internas. Só na comunidade escolar e seu entorno, tivemos 200 respostas de interessados em cursar o técnico em Sistema de Energias Renováveis. Alguns são alunos de ensino médio, outros de cursos correlatos – como eletrotécnica. E são jovens, recém-saídos do ensino médio, até pessoas de mais de 50 anos, vindas de outras profissões”, conta o professor de eletricidade aplicada da Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, Emerson Santana.

Na Etec Getúlio Vargas, que fica na capital paulista, bairro do Ipiranga, o curso segue em modalidade semipresencial, com aulas práticas aos sábados pela manhã. Mesmo modelo disponível na Etec Bento Quirino, no bairro de Cambuí, em Campinas. E a proximidade do curso com o mercado é evidente: a maioria dos estudantes já estão empregados na área ou buscam melhor qualificação para atender à demanda crescente.

“Um exemplo bem recente foi de um casal que fez o curso e hoje tem sua própria empresa de instalação, uma integradora, como dizemos no mercado. Esse curso foi implantado em 2021 em meio à pandemia, por isso optamos pelo modelo online, mas desde o primeiro momento teve ótima procura. Passamos para o semipresencial e esperamos ter o presencial na GV no segundo semestre de 2024”, explica o professor de energias renováveis e eficiência energética da Etec Getúlio Vargas, Carlos Orsetti.

Onde estudar?

Modalidade presencial Cidade Bairro Período