Curso técnico em Equipamentos Biomédicos é novidade no CPS

Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, na Vila Guilherme, zona norte da Capital, oferece o curso noturno; inscrições para Vestibulinho podem ser feitas até 8 de novembro

19 de outubro de 2023 11:18 am Institucional

Profissional pode atuar com instalação e manutenção de equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares | Foto: Divulgação

O curso técnico de Equipamentos Biomédicos faz parte das novidades do Centro Paula Souza (CPS) para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2024. Com carga horária de 1.200 horas, será oferecido pela Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira, localizada na Vila Guilherme, zona norte da Capital.

A nova formação integra o Eixo Tecnológico de Ambiente e Saúde. O profissional pode atuar em empresas de calibração de equipamentos médico-odonto-hospitalares, na fabricação e comercialização de instrumentos, laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas e estabelecimentos de saúde. São oferecidas 40 vagas, com aulas no período da noite.

“Resultado de uma parceria entre o Centro Paula Souza e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, o curso tem como objetivo atender a um mercado em constante expansão”, conta a coordenadora de projetos do Grupo de Formulação e Análises Curriculares da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Elaine Cristina Cendretti.

O professor especialista José Eduardo Lopes da Silva, que também é diretor de Infraestrutura e Logística do InCor, explica que a unidade fez um levantamento de interesse entre 2019 e 2020, quando foram ouvidas 459 pessoas da comunidade de alunos e ex-alunos. Destes, 97% acharam a proposta interessante e 76% demonstraram vontade de realizar o curso. “Fizemos também uma pesquisa no setor produtivo com 47 profissionais, onde 92% atestaram a relevância do curso e 88% afirmaram que certamente contratariam profissionais com o perfil técnico em equipamentos biomédicos”, ressalta.

Atuação

O técnico é o profissional que executa e supervisiona trabalhos de instalação, manutenção e reparo de equipamentos e instrumentos médico-odonto-hospitalares. Realiza o desenvolvimento de projetos de sistemas, aplica técnicas e métodos de controle de erros e defeitos na linha de produção. Participa na identificação de causas geradoras de defeito, aplica regulamentos, normas técnicas e de segurança do trabalho e meio ambiente, em conformidade com os padrões nacionais e internacionais.

Vestibulinho

O requisito de acesso é ter concluído o Ensino Médio ou equivalente, ou estar matriculado na segunda série. A forma de ingresso é o Vestibulinho, que tem inscrições abertas até às 15 horas do dia 8 de novembro.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br.

Compartilhe


Veja também