CPS traz novidades na 7ª Mostra de Trabalhos Docentes em RJI

Ao lado do secretário Vahan Agopyan, a diretora-superintendente do CPS anunciou o aumento do número de pesquisadores em RJI e a extensão da modalidade às Etecs

1 de novembro de 2023 10:08 am Institucional

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovaçao Vahan Agopyan entre Laura Laganá e Emilena Lorenzon | Foto: Lucas Meneguette

O dia 30 de outubro marcou o início da sétima Mostra de Trabalhos Docentes em Regime de Jornada Integral (RJI) do Centro Paula Souza (CPS). O evento acontece pela primeira vez na Administração Central do CPS, na Capital. Abriram a mostra, o secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI-SP), Vahan Agopyan, a superintendente do CPS Laura Laganá, e a vice-diretora-superintendente Emilena Lorenzon.

Também foi a primeira vez que a Mostra contou com a participação do secretário e do coordenador do SCTI-SP Edson Cezar Vendland, que destacou a excelência do ensino do CPS e a importância da formação continuada de seus docentes.

Boas notícias para a próxima edição

Laura Laganá abriu as atividades trazendo boas e surpreendentes notícias: a proposta de aumento do número de docentes em RJI e a extensão dessa modalidade também aos professores de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). Nesta edição, 102 docentes em RJI de 26 Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), expuseram suas pesquisas por meio de apresentações orais, mostra de pôsteres e protótipos desenvolvidos em seus trabalhos.

“O Centro Paula Souza tem o privilégio de contar com professores competentes, comprometidos e, acima de tudo, determinados a desenvolver projetos que beneficiem toda a comunidade”, disse a superintendente na abertura da cerimônia.

“O CPS é um local que não apenas prepara, mas forma profissionais”, afirmou Vahan Agopyan, lembrando a rápida transformação pela qual vem passando o mercado de trabalho: “Em cinco
anos os jovens de hoje certamente estarão trabalhando em áreas que nem foram mencionadas durante os seus cursos. Por isso é importante formar profissionais habilitados para vencer os desafios conjunturais e levar o conhecimento para a prática”.

“Vemos a pesquisa como um recurso fundamental do tripé educação, pesquisa e extensão”, disse Emilena. “Ela contribui para a formação tecnológica dos nossos alunos”.

Caminho trilhado desde 2017

Realizado anualmente desde 2017, a Mostra de Trabalhos Docentes em  RJI tem por objetivo divulgar o trabalho de pesquisa dos docentes, com foco no conhecimento produzido nas Fatecs e no intercâmbio de ideias nos seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais e, por fim, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Em 2025, por uma mudança no calendário, o evento passa a ser realizado no primeiro semestre. O encerramento nesta quarta-feira, 1º de novembro, das 9 às 12 horas, pode ser acompanhado ao vivo pelo YouTube

7ª Mostra de Trabalhos Docentes em Regime de Jornada Integral
Local: Administração Central – Auditório Prof. Lupércio Oliveira Terra (Verde)
Endereço: Rua General Couto Magalhães, 145 – Santa Ifigênia (Capital)