CPS promove simpósio sobre perspectivas na educação

Em sua oita edição, Semtec teve início nesta quinta-feira (19), com objetivo de reunir professores e gestores para discutir novas perspectivas para educação: experiências, legados, desafios e propostas

19 de agosto de 2021 3:52 pm Institucional

Abertura contou com a participação de gestores do CPS e a transmissão está disponível no Youtube | Foto: Divulgação

Começou nesta quinta-feira (19), a oitava edição do Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza (CPS). O evento online reúne professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para apresentação de estudos e práticas com foco no aprimoramento da formação para o trabalho pedagógico. Sob o tema Novas perspectivas para educação: experiências, legados, desafios e propostas, a programação do evento segue até dia 30, em formato virtual.

Na abertura do Semtec, a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, ressaltou a importância da discussão de novos caminhos para a educação a partir das restrições impostas pela pandemia. “Estamos vivendo um período intenso de aprendizado e de revisão das metodologias de ensino. Por isso, a importância de aproveitar este espaço para compartilhar iniciativas inovadoras e conectadas com os desafios da sociedade atual”, disse.

Também participaram da abertura a vice-diretora-superintendente do CPS, Emilena Lorenzon Bianco; o coordenador do Ensino Médio e Técnico, Almério Melquíades de Araújo; a coordenadora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Helena Gemignani Peterossi; o coordenador de Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves; e a diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão, Lucília Guerra. Foi apresentada ainda a palestra Aprendizagem baseada em problemas no ensino remoto e na educação híbrida, pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Ulisses Ferreira de Araújo. A transmissão está disponível no Youtube.

Na sexta-feira (20), está programado um painel sobre novos saberes na educação, que tratará de plataformas virtuais de aprendizagem, desafios para o ensino híbrido e competências para o novo mercado de trabalho, com as participações de Celi Langhi, Bruno Duarte e Pedro Mendonça da Silva, sob mediação de Ariane Serafim. As apresentações poderão ser acompanhadas neste link.

Haverá ainda mais de 50 artigos de professores do CPS e de outras instituições nacionais e internacionais que poderão ser acessados em plataforma online pelos inscritos. O simpósio é composto por cinco eixos temáticos: Experiências do ensino remoto: uma inovação na sala de sula, no laboratório e no contexto de trabalho; Educação híbrida: o que é e como ela pode transformar o cenário conhecido; Educação a distância em um novo contexto; Educação profissional no modelo híbrido; e Propostas de gestão escolar para a educação em novos contextos.