CPS participa de conferência internacional de intercâmbios virtuais

Voltado à comunidade acadêmica, International Virtual Exchange Conference (Ivec) será realizado de maneira híbrida entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro

30 de outubro de 2023 10:45 am Eventos

Essa é a primeira vez que a conferência internacional ocorre de maneira hibrida no Brasil | Foto: LeeJeongSoo/Pixabay

A equipe de Projetos Colaborativos Internacionais (PCIs) da Unidade do Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS) participa da International Virtual Exchange Conference (Ivec) 2023. Organizado pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), o evento é considerado um dos mais importantes na área de intercâmbios virtuais. A conferência será realizada pela primeira vez no Brasil, em formato híbrido, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Centro de Convenções Rebouças, na Capital.

Voltado a professores, gestores, pesquisadores, estudantes e líderes educacionais, o Ivec conta com uma programação extensa de palestras, painéis, simpósios, workshop, apresentações orais e flash talks em inglês, espanhol e português. O coordenador dos PCIs, Osvaldo Succi Junior, conduzirá um workshop sobre como criar escalabilidade e implementação sustentável de projetos com orçamento limitado na modalidade Coil, sigla em inglês para Collaborative Online International Learning. Ele participa ainda do painel “What is the future of Coil/virtual exchange?”.

As assessoras pedagógicas da equipe de PCIs, Regiane Camargo e Ana Carolina Freschi, apresentarão trabalhos no evento. Regiane falará sobre “¿Cómo evaluar el impacto de un rompe-hielo en proyecto Coil?”. Ela também é coautora do workshop sobre treinamentos para professores envolvidos em intercâmbios virtuais “The challenge of Virtual Exchange training everyone, everywhere, all at once!”.

Já Ana Carolina, reportará esforços de institucionalização de projetos Coil no trabalho “Regional campuses in the lead: institutionalizing Coil across multi-campus public systems”. A professora fará ainda a moderação do painel Emerging Voices, que irá explorar as jornadas dos intercâmbios virtuais em diferentes contextos regionais.

“Acredito que os Projetos Colaborativos Internacionais do Centro Paula Souza demonstram o vanguardismo de suas ações no Brasil e no mundo pela quantidade de trabalhos aceitos e pelo reconhecimento que a Unesp e a Faubai depositaram na equipe”, afirma Osvaldo Succi Junior.

Serviço:
Ivec Conference 2023