CPS e Intel se unem para oferecer programa de IA a jovens da rede pública

Iniciativa que visa levar ensino de inteligência artificial a 30 milhões de estudantes de 30 nacionalidades chega ao País por meio da capacitação de professores de Etecs e Fatecs

15 de junho de 2023 2:34 pm Institucional, Parcerias

Equipes do CPS e da Intel durante cerimônia de entrega de certificados aos participantes do treinamento | Foto: Felipe Guerra

A Intel e o Centro de Paula Souza (CPS), órgão do Governo do Estado de São Paulo que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, anunciam a conclusão dos treinamentos para implementar, pela primeira vez no Brasil, o Intel® AI For Youth – programa que tem como objetivo ensinar habilidades de inteligência artificial (IA) de maneira inclusiva para jovens. A parceria permitirá a capacitação de estudantes de Etecs e Fatecs para preencher o gap de um setor que necessita cada vez mais de profissionais qualificados: a área de tecnologia da informação (TI).

Cerca de 40 professores foram treinados no modelo train-the-trainer, uma estrutura que possibilita aos instrutores capacitados multiplicar os conhecimentos com outros educadores. Assim, os docentes poderão ensinar aos alunos conceitos sobre entendimento de IA, uso de ferramentas e criação de soluções. A cerimônia de encerramento do curso foi realizada nesta quinta-feira (15), na sede da Intel, na Capital, com a entrega dos certificados aos participantes.

“A parceria entre a Intel e o CPS trará novas oportunidades de aprimoramento para nossos alunos e professores. É uma honra estar entre os principais parceiros internacionais da Intel® AI For Youth, uma iniciativa que permite aos jovens aumentar as possibilidades de inserção e atuação na área de tecnologia”, afirma Laura Laganá, diretora-superintendente do CPS.

Escala global

A tendência do mercado mundial de tecnologia é crescer exponencialmente nos próximos anos, com destaque especial para o Brasil. Neste contexto, o segmento de inteligência artificial deve aumentar anualmente cerca de 20% até 2024, o que gerará um incremento de 22,4% de vagas voltadas para profissionais de IA até 2029, segundo pesquisa do Departamento para o Desenvolvimento Econômico e da Força de Trabalho da instituição de ensino norte-americana Maricopa County Community College District (MCCCD).

“Em 2020, assumimos o compromisso de colaborar com governos de 30 países e 30 mil instituições em todo o mundo para capacitar mais de 30 milhões de pessoas com habilidades de inteligência artificial até 2030. Atualmente, expandimos a Intel® Digital Readiness Programs globalmente, colaborando com 27 países, permitindo 23 mil instituições e capacitando mais de 4 milhões de pessoas”, explica Gisselle Ruiz Lanza, diretora-geral da Intel para América Latina.

Como funciona

Com duração de 20 horas, o treinamento de instrutores aborda 33 módulos diferentes em quatro estágios principais do currículo do Intel® AI For Youth: inspirar, adquirir, experienciar e empoderar. A partir da capacitação, os professores poderão aplicar os conhecimentos em sala de aula por meio de metodologias ativas de aprendizagem, em que os alunos são estimulados a resolver desafios reais do mercado de trabalho utilizando a inteligência artificial.

O Intel AI For Youth capacita jovens de 13 a 19 anos a criarem seus próprios projetos de impacto, adquirindo habilidades em ciência de dados, visão computacional, codificação, e no entendimento da construção de soluções de IA. Hoje, o projeto está presente em 27 países, incluindo outras localidades da América Latina, como Argentina, Costa Rica e México.

Compartilhe


Veja também