CPS discute ampliação de parceria com IBM na área educacional

Líder de Responsabilidade Social Corporativa da IBM nas Américas participou de encontro para tratar de avanços na modalidade AMS e debater novos projetos

19 de maio de 2023 3:35 pm Institucional

Michelle Gilliard e Laura Laganá durante encontro na Administração Central do CPS, na Capital | Foto: Roberto Sungi

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, reuniu-se nesta quinta-feira (18), com a líder de Responsabilidade Social Corporativa da IBM nas Américas, Michelle Gilliard, para apresentar os avanços da parceria com a empresa que resultou na implementação da modalidade de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS). Foi discutida ainda a realização de novos projetos voltados ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. Realizado na Administração Central do CPS, na Capital, o encontro também contou com a participação do Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM Brasil, Victor Piotto.

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, os currículos dos cursos da instituição são elaborados levando em conta a integração entre conhecimentos, habilidades e competências. “Nosso modelo de gestão está aberto para receber a colaboração de quem compartilha a mesma visão, como é o caso da IBM, que nos auxiliou na criação de uma modalidade de ensino inovadora e conectada com o mercado de trabalho”, afirma.

Modelo inovador

Associada ao programa P-Tech da IBM, a modalidade AMS teve início em 2019, nas Etecs de Americana e Zona Leste, na Capital, com a oferta de 80 vagas em cursos na área de tecnologia da informação. Atualmente, são mais de 3,8 mil alunos matriculados no AMS, em cursos de Administração, Logística, Química e Desenvolvimento de Sistemas, em 59 Etecs e Fatecs, de 28 municípios do Estado.

O ingresso no AMS ocorre pelo Ensino Médio com Habilitação Técnica Profissional. Ao concluir o ciclo de três anos, o aluno poderá completar o curso superior tecnológico correspondente em mais dois anos de estudo na Fatec, sem necessidade de novo Vestibular. Desta forma, em cinco anos, o estudante terá os certificados de Ensino Médio, Técnico e Superior de Tecnologia. No formato tradicional, são necessários seis anos. Outro diferencial é a parceria com o meio empresarial para combinar experiências do ambiente profissional com a aprendizagem em sala de aula. Empresas de todos os setores podem participar por meio de chamamento público. Saiba mais

Compartilhe


Veja também