Começa 1º Simpósio do Programa Rede

Começa 1º Simpósio Do Programa Rede
Thomas Edson, Almério Melquíades de Araújo, Lúcia Rizzini e João Cardoso durante a abertura do Simpósio. / Robsoñ Luquêsi.

O Centro Paula Souza, em parceira com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE), realiza o 1º Simpósio do Ensino Médio Integrado por meio do Programa Rede. No evento – que começou nesta terça, 4, e vai até quarta-feira, na Capital – estão sendo abordados temas relacionados ao desempenho e desenvolvimento desse formato de ensino.

O encontro reúne diretores, coordenadores, docentes e supervisores das redes de Ensino Médio e Técnico da instituição. Entre vários assuntos que constam da programação, estão a evolução do projeto de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio; o panorama do Programa Rede e as relações entre conhecimento e tecnologia na formação do técnico.

Na abertura do encontro, o coordenador de Ensino Médio e Técnico do Paula Souza, Almério Melquíades de Araújo, destacou o aprendizado mútuo que a cooperação com a Secretaria da Educação está proporcionando a essas duas instituições.

“O sucesso dessa experiência pode projetar não só para São Paulo, mas para o conjunto do País, uma avenida em que se pode caminhar no sentido de responder rapidamente a necessidade dessa formação profissional junto com a educação de base”, afirmou Melquíades de Araújo.

Participaram também da abertura do Simpósio, o secretário adjunto da Secretaria da Educação, João Cardoso Palma Filho; a responsável pelo Programa Rede na SEE, Lúcia Helena Lodi Rizzini; e o pró-reitor do Instituto Federal São Paulo (IFSP), Thomas Edson Filgueiras Filho.

Parceria educacional
O Programa Rede, implantado no primeiro semestre deste ano, oferece o Ensino Técnico Integrado ao Médio, por meio da Secretaria da Educação e o Paula Souza.

O aluno da escola estadual (EE) que optar por essa modalidade de ensino pode fazer o Ensino Técnico na Etec e o Ensino Médio na EE ou os Ensinos Técnico e Médio na EE.

Atualmente, os mais de 1.200 alunos do Programa Rede estão distribuídos em 24 municípios paulistas. São 34 EEs sob responsabilidade de 26 Etecs. Na Capital, um exemplo é a EE Teotônio Alves Pereira que mantém o curso de Meio Ambiente tendo como Etec mantenedora a Getúlio Vargas.

No Interior, a EE Professor José Vieira Macedo é uma das unidades que adotaram o Programa com o curso de Marketing sob a administração da Etec de São José dos Campos.

Para 2013 está prevista a ampliação do Programa em todo o Estado. A SEE conta também com a parceria do IFSP para oferecer este tipo de ensino.

Fatecs divulgam gabarito do Vestibular para o primeiro semestre
Etec Jorge Street promove 50ª Exposição Cultural e Tecnológica
CPS recebe homenagem na Alesp pelo aniversário de 50 anos