Com atividades online, Etecs homenageiam Paulo Freire

Neste ano, por causa do isolamento social necessário para o enfrentamento da pandemia, professores e estudantes desenvolvem e apresentam trabalhos em ambientes virtuais, como redes sociais e Microsoft Teams

27 de maio de 2020 12:13 pm Etec, Institucional

Exibição do documentário “Paulo Freire contemporâneo” é uma das atividades propostas aos estudantes l Foto: Reprodução/Youtube

Maio é o mês em que as Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) promovem uma programação especial em homenagem a Paulo Freire. Neste ano, por causa do isolamento social necessário para o enfrentamento da pandemia, as atividades ocorrem em ambientes virtuais, como redes sociais e Microsoft Teams.

O educador e filósofo pernambucano, que morreu em 2 de maio de 1997, é um dos pensadores brasileiros mais citados do mundo em trabalhos acadêmicos. Ele deixou uma vasta obra sobre práticas pedagógicas e é conhecido por entender a educação como um instrumento de libertação das opressões. Nas Etecs, Paulo Freire será lembrado por meio de palestras, debates, vídeos e exposições. As atividades estão previstas na lei estadual nª 10.098, de 26 de novembro de 1998.

Veja o cronograma das ações voltadas à comunidade escolar e, em várias unidades, também ao público externo. As Etecs aparecem por ordem alfabética de município:

Município

Unidade

Atividade

Data

Aguaí

Etec Arnaldo Pereira Cheregatti

Estudantes da Etec participaram de algumas atividades online, como interação musical e apresentações de pesquisas.

22 de maio

Americana

Etec Polivalente

A partir da leitura de alguns dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), alunos vão produzir e apresentar vídeos, músicas ou poesias.

De 27 a 29 de maio

Andradina

Etec Sebastiana Augusta de Moraes

Unidade promoveu seu 3º Concurso de Fotografias, com fotos enviadas por estudantes, professores e funcionários da Etec. O tema deste ano é Eu amo minha escola.

De 18 a 22 de maio

Araras

Etec Pref. Alberto Feres

A Etec promove uma série de apresentações e palestras sobre o mais famoso educador brasileiro.

De 25 a 29 de maio

Arujá

Etec Profª Luzia Maria Machado

Estudantes criaram evento virtual no Facebook, entre os dias 7 e 9 de maio, para celebrar a memória do educador. Textos e links para acesso gratuito a obras de Paulo Freire estão disponíveis.

Permanente

Avaré

Etec Prof. Fausto Mazzola

Até o fim do mês, estudantes vão organizar exposição virtual das obras do educador pernambucano; informativo sobre a Semana Paulo Freire, com slide sobre a vida e a obra do pedagogo; e acervo virtual com livros do autor.

Até 31 de maio

Barra Bonita

Etec Comendador João Rays

Vídeos com trechos de diferentes obras de Paulo Freire gravados pelos alunos foram disponibilizados na página da unidade no Instagram.

De 18 a 22 de maio

Barueri

Etec de Barueri

Apresentação virtual de vídeos e poemas, roda de conversa e debates sobre educação alimentar e física estão entre as atividades propostas pela unidade.

25 de maio

Cachoeira Paulista

Etec Prof. Marcos Uchôas dos Santos Penchel

Por meio do Microsoft Teams, foram exibidos pesquisas, documentários e outros materiais relacionados ao autor pernambucano.

15 de maio

Cafelândia

Etec Profª Helcy Moreira Martins Aguiar

A partir de determinada obra e informações sobre a vida de Paulo Freire, estudantes vão escrever paródias dos textos do autor.

De 21 a 30 de maio

Cândido Mota

Etec Prof. Luiz Pires Barbosa

Por meio do Microsoft Teams, a programação envolveu atividades com textos, vídeos e outras imagens sobre a obra do educador.

De 13 a 15 de maio

Capital

Etec Prof. Adhemar Batista Heméritas

As comemorações começaram no dia 11 de maio, com uma live no Instagram da unidade sobre como organizar uma rotina de estudos em tempo de pandemia. Também por meio das redes sociais e da plataforma Teams, da Microsoft, houve exposição de caricaturas e frases de Paulo Freire, além de mostra de vídeos com dicas de atividades que possam ser desenvolvidas em tempos de isolamento social e pandemia, visando garantir o bem-estar físico e emocional da comunidade.

15 de maio

Etec Abdias do Nascimento

Durante o mês de maio, a Etec promove visitas virtuais monitoradas a museus, exposições e peças teatrais.

Até 31 de maio

Etec Albert Einstein

Alunos do curso técnico de Comunicação Visual desenvolvem trabalhos sobre o educador, baseados em movimentos artísticos escolhidos com orientação do professor. As obras serão expostas no Facebook e no site da unidade.

27 e 29 de maio

Etec Profª Drª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara

Unidade vai festejar a data com a exposição fotográfica Descobrindo a cidade, através da janela de sua casa, com imagens feitas pelos estudantes.

28 e 29 de maio

Etec Jornalista Roberto Marinho

A programação começou no dia 11, com apresentação de vídeo biográfico sobre Paulo Freire e live sobre comunicação assertiva e não violenta. No dia 14, foram realizadas palestras virtuais com temas como saúde mental, mercado de trabalho e economia criativa.

11 e 14 de maio

Etec Martin Luther King

Até o final de maio, estudantes produzem músicas, poesias, desenhos, podcasts, animações e vídeos, baseados na análise de textos jornalísticos em formatos como artigos, editoriais e reportagens. O material começa a ser disponibilizado nas redes sociais da Etec a partir de junho.

De 15 de maio a 15 de junho

Etec Parque Belém

Estudantes desenvolveram vídeos e cartazes inspirados em dois temas: “ética no uso das tecnologias” e “competências socioemocionais em tempos de pandemia”. O material foi compartilhado no Microsoft Teams e nas redes sociais da Etec.

De 16 a 23 de maio

Carapicuíba

Etec de Carapicuíba

A Etec compartilhou nas suas redes sociais cartazes com frases de Paulo Freire, além de fotos de habilidades artísticas e talentos adquiridos ou aprimorados durante a quarentena.

Até 15 de maio

Diadema

Etec Juscelino Kubitschek de Oliveira

Estudantes da unidade vão produzir canções e poesias, entre outras manifestações artísticas baseadas em obras de Paulo Freire. O material será compartilhado por meio do Microsoft Teams.

Até 30 de maio

Fernandópolis

Etec Prof. Armando José Farinazzo

Estudantes da unidade assistiram a vídeos biográficos e debatem por meio da plataforma Teams diversos temas relacionados a Paulo Freire.

De 18 a 22 de maio

Francisco Morato

Etec de Francisco Morato

Etec apresentou alguns vídeos sobre o educador e a participação de estudantes em eventos anteriores, por meio da plataforma Teams.

De 13 a 15 de maio

Garça

Etec Monsenhor Antonio Magliano

O blog do projeto Biblioteca Ativa da unidade disponibilizou diversos materiais sobre vida e obra do educador.

De 30 de abril a 8 de maio

Guaratinguetá

Etec Prof. Alfredo de Barros Santos

Além de vídeo sobre o educador pernambucano, apresentações musicais e poesias fazem parte das atividades virtuais.

5 e 6 de junho

Guariba

Etec Bento Carlos Botelho do Amaral

Na primeira semana de maio, unidade promoveu uma série de atividades online, por meio da plataforma Teams e das redes sociais, com vídeos e café literário virtual.

De 6 a 8 de maio

Igarapava

Etec Antonio Junqueira da Veiga

Semana contou com palestras, vídeos e lives de profissionais de áreas como psicologia, empreendedorismo e comunicação, entre outras.

De 15 a 21 de maio

Ilha Solteira

Etec de Ilha Solteira

Na segunda-feira (11), estudantes fizeram atividade virtual de contextualização da bibliografia de Paulo Freire, principais obras, frases e filosofia.

11 de maio

Itanhaém

Etec de Itanhaém

A Etec localizada no litoral paulista promoveu concurso de charges com o tema A pandemia de covid-19: efeitos e implicações para a sociedade.

De 13 a 16 de maio

Itapetininga

Etec Prof. Edson Galvão

Além de um jornal virtual com biografia e citações de Paulo Freire, estudantes produziram vídeos inspirados em frases do educador.

De 11 a 15 de maio

Itararé

Etec de Itararé

A unidade realizou uma série de atividades interativas e lives por meio do Instagram.

De 11 a 15 de maio

Itu

Etec Martinho Di Ciero

Concurso fotográfico Eu na quarentena, vídeo e café filosófico foram algumas das atividades virtuais propostas pela unidade.

Até 14 de maio

Limeira

Etec Trajano Carmargo

A Etec apresentou uma série de vídeos no início do mês com o tema indústria 4.0.  

De 4 a 8 de maio

Mauá

Etec de Mauá

A unidade do ABC Paulista promoveu uma série de atividades que inclui palestras virtuais com temas como competências socioemocionais, mercado para desenvolvimento de jogos digitais; além de cartazes e vídeos sobre o educador.

Até 15 de maio

Miguelópolis

Etec Laurindo Alves De Queiroz

Durante dois dias, a Etec de Miguelópolis organiza palestras virtuais com temas que vão desde a vida e obra de Paulo Freire, até saúde mental em tempos de pandemia.

27 e 28 de maio

Mococa

Etec Francisco Garcia

Por meio da plataforma Teams, estudantes participaram de apresentação de vídeos e frases sobre a contribuição de Paulo Freire para a educação.

Até 15 de maio

Etec João Baptista de Lima Figueiredo

As atividades virtuais ocorrem pelas redes sociais do projeto Biblioteca Ativa da Etec e Microsoft Teams. Entre os materiais disponibilizados estão vídeos e textos sobre a obra do educador.

De 25 a 29 de maio

Monte Aprazível

Etec Padre José Nunes Dias

Estudantes assistiram a vídeos e apresentações no canal da Etec no Youtube.

De 4 a 8 de maio

Monte Mor

Etec de Monte Mor

Além de debater o método de ensino desenvolvido por Paulo Freire, a Etec realizou a maratona Ideathon, com o objetivo de propor modelos de negócio que possibilitem democratizar a educação de qualidade.

Até 15 de maio

Nova Odessa

Etec Ferrucio Humberto Gazzetta

O evento virtual Arte na pandemia propôs que estudantes utilizassem manifestações artísticas para externar sentimentos vivenciados durante a crise do coronavírus. Eles vão apresentar fotos, desenhos e batalhas de rima.

22 de maio

Novo Horizonte

Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida

Estudantes disponibilizaram na página da Etec no Facebook vídeos explicando como as pessoas recebem auxílio emergencial do Governo Federal por meio de aplicativo e sobre a vida acadêmica de Paulo Freire. Também fizeram apresentações virtuais de música e poesia.

De 11 a 15 de maio

Olímpia

Etec Prof. José Carlos Seno Júnior

Encontros virtuais ocorreram em diversas plataformas com apresentação de poemas, indicação de leituras, clube literário, vídeos e debates sobre obras e autores.

Até 15 de maio

Osasco

Etec Prof. André Bogasian

A biografia e a importância de Paulo Freire para a educação serão tema de filmes, exposição fotográfica, palestras, lives, show de talentos, batalha de rap e mostra de artes plásticas, no Microsoft Teams.

Até 31 de maio

Orlândia

Etec Prof. Alcídio de Souza Prado

A unidade organiza rodas de conversa, apresentações sobre a vida de Paulo Freire, produção de poemas e concurso cultural com o tema “educação”, que inclui música, artes plásticas e dança.

De 25 a 29 de maio

Osvaldo Cruz

Etec Amim Jundi

Leitura e produção de textos, criação de marca páginas com frases de Paulo Freire e debates sobre protagonismo e proatividade do aluno foram algumas das atividades desenvolvidas em diversos ambientes virtuais.

De 4 a 8 de maio

Palmital

Etec Prof. Mario Antônio Verza

Apresentação de vídeos, debates e exposição fotográfica são as atividades virtuais propostas pela Etec para abordar vida e obra de Paulo Freire.

25 e 26 de maio

Peruíbe

Etec de Peruíbe

Estudantes participaram de videoconferência sobre saúde mental.

7 de maio

Piedade

Etec de Piedade

A Etec vai inaugurar um espaço virtual para a realização do evento, com registros de edições anteriores e indicações de materiais para quem quiser aprofundar conhecimentos sobre Paulo Freire. Também serão realizadas lives com professores e pesquisadores que estudem temas ligados aos fundamentos da educação escolar, às tecnologias da informação e as possibilidades de seu emprego na educação escolar.

De 1 a 6 de junho

Pindamonhangaba

Etec João Gomes de Araújo

Por meio do projeto Biblioteca Ativa, a Etec disponibiliza uma série de lives e vídeos sobre diferentes temas importantes para formação profissional, pessoal e emocional dos estudantes.

De 25 a 29 de maio

Piraju

Etec Waldyr Duron Júnior

As atividades online envolveram postagens de fotos com família, indicações de livros e encontros virtuais sobre estudos em casa e importância da educação.

De 18 a 22 de maio

Pirassununga

Etec Tenente Aviador Gustavo Klug

Estudantes elaboraram poesias, caricaturas, frases, calendários e textos inspirados nas obras e metodologias de Paulo Freire. O material está disponível por meio de exposição virtual.

Até 15 de maio

Porto Feliz

Etec de Porto Feliz

Especialistas de diversas áreas foram convidados a compartilhar seus conhecimentos por meio de vídeos curtos, que serão exibidos no Youtube. Além disso, os estudantes da Etec participam de um concurso de vídeos no aplicativo TikTok com o tema Educação em tempos de pandemia.

De 25 a 29 de maio

Presidente Prudente

Etec Prof. Adolpho Arruda Mello

Alunos assistiram ao documentário Paulo Freire contemporâneo, de Toni Venturi, e participaram de um debate virtual sobre o filme na plataforma Teams, da Microsoft.

Até 15 de maio

Rio Grande da Serra

Etec de Rio Grande da Serra

Desde o final de abril, alunos e professores desenvolveram leituras, debates e outras atividades sobre a obra e metodologias do educador no contexto da pandemia e do isolamento social.

De 30 de abril a 8 de maio

Quatá

Etec Dr. Luiz Cesar Couto

Trabalhando com o Microsoft Teams, estudantes elaboraram um livro sobre Paulo Freire.  

13 de maio

Rancharia

Etec Deputado Francisco Franco

Por meio do Teams e redes sociais, alunos trabalharam de forma interdisciplinar parte da obra do mais famoso educador brasileiro. Concursos de produção de vídeos, posts e outros textos foram algumas das atividades realizadas.

De 12 a 25 de maio

Santa Bárbara d’Oeste

Etec Prof. Dr. José Dagnoni

Em parceria com o Grêmio Estudantil, a Etec promoveu um sarau online no Instagram, com apresentação de textos sobre a importância de Paulo Freire, poemas, músicas e dança, entre outras manifestações artísticas desenvolvidas pelos alunos.

12 de maio

Santa Cruz das Palmeiras

Etec João Elias Margutti

O evento foi transferido para setembro, com palestras a respeito da importância da educação para formar cidadãos.  

14 de setembro

Santa Cruz do Rio Pardo

Etec Orlando Quagliato

Estudantes leram, assistiram e produziram textos e vídeos sobre vida, obra e legado de Paulo Freire.

14 de maio

Santa Rita do Passa Quatro

Etec Manoel dos Reis Araújo

Professores abordaram vídeos e textos do autor pernambucano em aulas e debates virtuais.

De 11 a 15 de maio

Santa Rosa de Viterbo

Etec de Santa Rosa de Viterbo

A Etec da Região de Ribeirão Preto realiza uma retrospectiva virtual nas redes sociais sobre atividades promovidas em anos anteriores em homenagem ao educador. Também está com inscrições abertas para concurso de poesia com o tema A covid-19 e a educação 2.0: o que a pandemia tem a nos ensinar. A participação é aberta ao público e as poesias devem ser enviadas por e-mail.

Até 31 de maio

Santos

Etec Dona Escolástica Rosa

A Etec realizou sarau literário e apresentação de vídeos sobre vida e obra de Paulo Freire.

De 18 a 22 de maio

São José do Rio Preto

Etec Philadelpho Gouvêa Netto

Estudantes desenvolveram pesquisas e participaram de rodas de conversa sobre o educador e sua obra.

São José dos Campos

Etec vai promover palestra e sarau literário virtual com participação de estudantes.

30 de maio

São Pedro

Etec Gustavo Teixeira

Exposição cultural em ambiente virtual traz trabalhos artísticos produzidos por estudantes da unidade, além de vídeo sobre o projeto de conservação de patrimônio público realizado pela biblioteca da escola.  

De 25 a 29 de maio

São Roque

Etec de São Roque

Unidade promoveu rodas de conversas, gincanas e oficinas. Os alunos contribuíram com vídeos e diversos materiais sobre Paulo Freire e outros temas.

Até 15 de maio

Serrana

Etec Ângelo Cavalheiro

As atividades envolveram apresentação do documentário Paulo Freire contemporâneo, de Toni Venturi, e da obra mais famosa do autor, Pedagogia do oprimido.

15 de maio

Sorocaba

Etec Armando Pannunzio

Etec tem série de palestras online sobre temas ligados aos métodos de Paulo Freire.

De 25 a 29 de maio

Taquaritinga

Etec Dr. Adail Nunes da Silva

Estudantes produziram o vídeo Relembrar também é homenagear, com retrospectiva de trabalhos desenvolvidos em anos anteriores.

11 de maio

Taquarituba

Etec Profª Terezinha Monteiro dos Santos

Professores e estudantes homenageiam o educador por meio de paródias, cartazes e rodas de conto, entre outras atividades.

De 11 a 29 de maio

Tatuí

Etec Sales Gomes

A unidade lançou seu canal no Youtube, no qual estudantes e professores disponibilizam vídeos sobre a importância da educação e manifestações de ideias que agreguem informação e entretenimento. A partir desta data também estão previstas postagens com informações sobre Paulo Freire no Facebook da Etec.

A partir de 15 de maio

Votuporanga

Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga

Apresentação de vídeo, reportagem e quiz virtual sobre o educador foram algumas das atividades organizadas pela escola.

De 11 a 15 de maio

Compartilhe


Veja também