Centro Paula Souza terá museu virtual com memórias

Para que o projeto possa se concretizar, docentes estão reunindo centenas de peças, resgatadas de arquivos e porões, catalogando e registrando tudo

27 de dezembro de 2021 10:46 am Institucional

Imagem que faz parte do acervo do Centro Paula Souza mostra a Etec João Belarmino, de Amparo, em 1913 | Foto: Reprodução

Para que servem as memórias? Para reviver momentos do passado e reconstituir trajetórias, sem dúvida. Mas, também, quando falamos de um ator educacional do porte e da importância do Centro Paula Souza (CPS), cada registro, cada documento, cada foto coletada ao longo de seus 50 anos de existência diz muito sobre a identidade e a vocação da instituição. Mais além, esses fragmentos de história são informações valiosas para pesquisadores e estudiosos interessados em compreender a gênese do ensino profissionalizante e, a partir daí, formular propostas para o futuro.

O projeto Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelo CPS, é uma excelente referência nesse campo. Criado em 2008, já contabiliza a instalação de 22 Centros de Memórias e quatro Acervos
Escolares Históricos, em dependências de 22 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), três Faculdades de Tecnologia
(Fatecs) e na Administração Central. “Todo esse trabalho se desenvolveu e foi elaborado com participação de professores e alunos”, conta Maria Lucia Mendes de Carvalho, coordenadora de Projetos da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), responsável pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional.

Agora, uma nova iniciativa está em andamento, com o objetivo de ampliar ainda mais a identificação e a coleta de objetos museológicos, expandindo a consulta interativa ao acervo, tanto para a comunidade interna, quanto para o público externo. Trata-se da construção do Museu Virtual, que vai funcionar em uma plataforma digital. Docentes das unidades estão reunindo centenas de peças, resgatadas de arquivos e porões, catalogando e registrando tudo, a partir de metodologia biográfica. Livros de matrículas, cadernos de ponto, fotos, livros didáticos, ferramentas de ensino e até carteiras escolares estão sendo digitalizados e reunidos no mesmo acervo.

Coordenadora do projeto, Júlia Naomi Kanazawa, professora de história da Etec Cônego José Bento, de Jacareí, explica que os docentes envolvidos nos Centros de Memória recebem capacitação para o trabalho de curadoria. As
formações são oferecidas pelos Clubes de Memória, iniciativa que, desde 2009, contempla quase 40 edições. Durante
a formação, são desenvolvidas competências para gestão documental sobre arquivologia, biblioteconomia e museologia, empregando, como categoria de investigação, a cultura escolar, e como metodologia de pesquisa, a
história oral.

“O Museu Virtual é mais um ambiente institucional para salvaguardar a memória das escolas e faculdades. Além de
democratizar o acesso a informações que são públicas e devem ser amplamente divulgadas, a plataforma vai agilizar
as tarefas de pesquisadores. Eles poderão verificar as peças online e, somente se tiverem interesse mais profundo, dirigir-se aos Centros de Memória para averiguação presencial”, diz Júlia.

Ainda em construção, na fase de coleta de dados e reformulação do sistema digital, o Museu Virtual se tornará um espaço paralelo de relação do patrimônio cultural do Centro Paula Souza com os usuários e com a sociedade. Para saber mais sobre o projeto Memórias e História da Educação Profissional e Tecnológica, acesse www.memorias.cpscetec.com.br.

Você pode ler esta e outras matérias na Revista do CPS, clicando aqui.

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