CPS oferece curso técnico de Design de Moda, a partir de 2024

Formação será oferecida na Etec José Rocha Mendes, na Capital, na modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico; inscrições para o Vestibulinho vão até 8 de novembro

24 de outubro de 2023 2:10 pm Vestibulinho

O campo de trabalho inclui empresas, ateliês, confecções, departamentos editoriais e empreendedorismo pessoal | Foto: Getty

O curso técnico de Design de Moda é uma das novidades do Centro Paula Souza (CPS) no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o primeiro semestre de 2024. As 40 vagas disponíveis serão oferecidas pela Etec José Rocha Mendes, na Vila Prudente, zona leste da Capital.

O curso faz parte do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design e será oferecido na modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico (M-Tec). Com uma jornada de até 30 aulas semanais, a formação terá até seis aulas diárias em cada uma das três séries. Ao final, o estudante recebe certificação de Ensino Médio com Habilitação Técnica em Design de Moda, o que lhe permite exercer a habilitação profissional e prosseguir os estudos em nível superior.

“Até 2021 o Ministério da Educação só reconhecia o curso Técnico em Modelagem do Vestuário, hoje temos mais opções, como Técnico em Design de Moda, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Figurino Cênico”, explica o professor Joao Batista de Macedo Junior, do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design do CPS.

De acordo com João Batista de Macedo Junior, coordenador de projetos do Grupo de Formulação e Análises Curriculares (Gfac) da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec) do CPS, no Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design, até 2021, o Ministério da Educação só reconhecia o curso técnico de Modelagem do Vestuário, oferecido há 10 anos na instituição. “Com o novo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, tivemos a inserção de mais titulações relacionadas ao segmento da Moda, incluindo Técnico em Design de Moda, Técnico em Produção de Moda e Técnico em Figurino Cênico, felizmente”, ressalta.

Perfil profissional

O técnico em Design de Moda é o profissional que desenha produtos e coleções para diversos segmentos da cadeia produtiva da moda. Alinhado ao ecossistema cultural, sociológico e econômico, também realiza pesquisa de tendências de estilo e comportamento.

“Em 2022 fizemos uma pesquisa com estudantes do curso de Modelagem do Vestuário e percebemos uma diversidade de interesses, nem sempre convergentes. Alguns têm interesse em criação de looks, propostas conceituais e estéticas, mas não se interessam tanto pelo detalhamento técnico – estes provavelmente iriam para o curso de Design de Moda”, diz o professor.

O campo de trabalho para o técnico em Design de Moda inclui empresas prestadoras de serviços do ramo da moda, empreendimentos que atuam no desenvolvimento de produtos e projetos de moda e vestuário, lojas, estúdios, ateliês, confecções e empresas de pesquisa, além de departamentos editoriais, consultorias da área de moda e empreendedorismo pessoal.

“Temos outra parte dos alunos que adoram moda, mas não gostam de desenhar e costurar – são os que poderiam fazer um curso de Produção de Moda. Outros ainda têm interesse nas técnicas de confecção, mas não tanto pela criação – estes poderiam seguir no curso de Modelagem do Vestuário. Entendemos que a variedade de cursos ajudará os estudantes a se manterem mais interessados e engajados”, completa.

Vestibulinho

O requisito de acesso é ter concluído o Ensino Fundamental ou equivalente. A forma de ingresso é o Vestibulinho, que está com inscrições abertas até às 15 horas do dia 8 de novembro. Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br