Centro Paula Souza lança e-book sobre Programa Dignidade Íntima

Publicação apresenta boas práticas na implementação e manutenção das ações de combate à pobreza menstrual; iniciativa foi lançada em junho de 2022 nas unidades do CPS

11 de outubro de 2023 10:10 am Institucional

Estratégias das Etecs e Fatecs para implementação do programa são tema da publicação lançada pelo CPS | Imagem: Divulgação

Dezesseis meses após o lançamento do Programa Dignidade Íntima, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais mantêm as ações voltadas ao combate à pobreza menstrual. Para mostrar à comunidade acadêmica boas práticas de implementação e manutenção dessa iniciativa, a instituição lançou um ebook, que traz algumas histórias inspiradoras.

“Por meio das experiências de algumas unidades, mostramos dois aspectos fundamentais do Dignidade Íntima: a autonomia que as Etecs e Fatecs têm para implementar as ações e a possibilidade de pensar de forma mais ampla o cuidado com a saúde das nossas estudantes”, afirma a diretora do Grupo de Supervisão Educacional (GSE) da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Sabrina Rodero Ferreira Gomes.

Destinada a gestores e professores, a publicação conta também com um glossário, que tem o objetivo de oferecer informações para colaborar com uma comunicação cada vez mais transparente e eficaz com os estudantes.

O Programa Dignidade Íntima foi criado pela lei 17.525, de 23 de março de 2022. Entre os objetivos da legislação estão promover a saúde e o bem-estar das alunas, prevenir o absenteísmo e a evasão escolar e evitar prejuízos à aprendizagem e ao rendimento estudantil por motivos relacionados à pobreza menstrual. A lei prevê a compra de absorventes, coletores menstruais, lenços umedecidos e saquinhos para descarte dos absorventes a serem disponibilizados nas Etecs e Fatecs. No Centro Paula Souza (CPS), a iniciativa foi lançada em 7 de junho de 2022.

Compartilhe


Veja também