Filtro de Daltonismo

Centro Paula Souza firma acordo de cooperação com Cinterfor

Vinculada à Organização Internacional do Trabalho (OIT), instituição promove cooperação entre 66 centros de ensino da América Latina, Caribe e Península Ibérica

21 de maio de 2024 5:46 pm Institucional, Parcerias, Qualidade de Ensino

Elena Montobbio e Laura Laganá celebram acordo de cooperação entre Cinterfor e CPS | Foto: Roberto Sungi

Nesta terça-feira (25), o Centro Paula Souza (CPS) recebeu a visita de representantes do Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (Cinterfor). Criado em 1963, em Montevidéu, no Uruguai, o órgão é vinculado à Organização Internacional do Trabalho (OIT ou ILO da sigla em inglês).

“Nosso objetivo central é promover a cooperação horizontal entre instituições de ensino da América Latina, Caribe e Península Ibérica”, explica Rodrigo Filgueira, especialista em formação profissional e transição digital do Cinterfor.

Filgueiras viajou em companhia da espanhola Elena Montobbio, empossada como diretora do Centro em janeiro de 2024. Com 30 anos de experiência em temas relacionados ao desenvolvimento de nosso continente, Montobbio assume com a missão de ampliar o intercâmbio prático entre as instituições participantes.

“Pensamos em reunir as mentes por eixo de atuação, como gestão de unidades, capacitação de professores e tendências no ensino, por exemplo. O CPS tem muitos aprendizados a compartilhar”, afirma a diretora Elena Montobbio.

Montobbio foi recebida pela diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; pela Assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis; e por integrantes da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec): o coordenador Almério Melquíades de Araújo, a diretora da Cetec Capacitações, Lucília Guerra, e o diretor do Grupo de Formulação e Análises Curriculares, Gilson Rede.

O acordo de cooperação tem duração de cinco anos e prevê planos de trabalho para avaliação de maturidade digital, competências verdes e metodologia baseada em projetos.

Equipes do CPS e do Cintefor durante encontro na Administração Central da instituição, na Capital | Foto: Roberto Sungi

Compartilhe


Veja também