Centro Paula Souza entrega certificado de capacitação a 355 moradores da Comunidade São Francisco, na Capital

Moradores da Comunidade São Francisco, em Ermelino Matarazzo, na capital paulista, receberam nesta quarta-feira, 27, certificados de capacitação profissional pelo Programa Via Rápida Emprego. A cerimônia de entrega aconteceu no Salão da Paróquia São Francisco […]

27 de março de 2013 2:46 pm Institucional

A aluna Jeane Mariz recebe o diploma das mãos do governador Geraldo Alckmin; com ele o secretário Luiz Carlos Quadrelli, Padre Ticão e a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá

Moradores da Comunidade São Francisco, em Ermelino Matarazzo, na capital paulista, receberam nesta quarta-feira, 27, certificados de capacitação profissional pelo Programa Via Rápida Emprego. A cerimônia de entrega aconteceu no Salão da Paróquia São Francisco e contou com a presença do governador Geraldo Alckmin, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e o Padre Antonio Luiz Marchione (Padre Ticão).

Os 355 formandos participaram de 17 turmas, divididas em sete cursos do Via Rápida para o Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia: Maquiagem, Ajudante de Cozinha, Confeitaria Básica, Recepcionista e Atendimento em Hotelaria, Assistente Administrativo, Eletricista e Corte e Costura.

Padre Ticão ressaltou que educação e oportunidade mudam a vida das pessoas. “Tivemos alunos que saíram da depressão e outros que arrumaram emprego, quando fizeram o curso”. A Zona  Leste já conta com 16 Escolas Técnicas e três Fatecs.

Eva Maria dos Santos Costa, 32 anos, fez o curso de eletricista.  Separada, dois filhos pequenos, desempregada há dois anos,  conta como era sua vida antes do curso de qualificação.  “Estava deprimida e estressada, mas agora vejo um novo horizonte”, diz.


Inclusão Social

Quase a totalidade dos alunos (99%) da comunidade São Francisco, em Ermelino Matarazzo, tem rendimentos  até 3 salários mínimos; 97% estão  desempregados.  Dentre os participantes, 80% são mulheres. Deste total, 75% declaram ter o Ensino Médio (completo ou incompleto). Laura Laganá ressalta a importância da educação para a inclusão de pessoas no mercado de trabalho. “A entrega destes certificados significa mais do que cumprir conteúdo, é uma prova de perseverança. Assim o Centro Paula Souza vem promovendo a inclusão no mundo do trabalho através da educação”, afirma.

O governador Geraldo Alckmin falou do comprometimento dos formandos em relação aos estudos. “Fico muito feliz que os alunos tenham gostado dos cursos do Via Rápida e todos prometeram continuar estudando”. Alckmin anunciou mais 500 vagas para a Paróquia incluindo o novo curso de cuidador de idosos. “Faltam recursos humanos em diversas áreas, como a de eletricista para a construção civil”, declara o governador.


Qualificação Profissional

O Centro Paula Souza é um dos principais parceiros do Via Rápida Emprego, programa coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Desde sua criação, foram mais de 37 mil atendimentos pela instituição.  O Via Rápida oferece cursos básicos de qualificação rápida prioritariamente para desempregados, com baixa escolaridade, mulheres arrimo de família. O programa oferece aos alunos uma bolsa auxílio no valor de R$ 220/mês, mais R$ 110 para transporte, proporcional ao tempo de curso, que pode variar de 40 a 230 horas

Compartilhe


Veja também