Centro Paula Souza apoia programa de aprendizagem do CIEE

Impulso Digital reforça educação básica e mira gargalo de profissionais na área de tecnologia da informação; projeção é gerar contratação de 5 mil aprendizes até o final de 2024

7 de março de 2024 1:55 pm Institucional

Diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, ao lado do CEO do CIEE, Humberto Casagrande l Foto: Edith Schmidt

Na última quarta-feira (6), o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Ada Tech, reuniu profissionais e empresas das áreas de recursos humanos e de tecnologia da informação para o lançamento do Programa de Aprendizagem Impulso Digital, que conta com o apoio do Movimento Tech e do Centro Paula Souza (CPS).

A iniciativa pioneira no País contará com grade curricular voltada para o combate de dois gargalos diagnosticados pelas instituições: a defasagem de conhecimentos educacionais básicos e o apagão de profissionais na área de tecnologia, que poderá chegar ao déficit de 206 mil profissionais em 2025.

A primeira etapa do programa baseado na Lei da Aprendizagem abrangerá a Região Metropolitana de São Paulo. A iniciativa disponibilizará professores de português e matemática dentro da sala de capacitação e conciliará mais de 500 horas dedicadas ao estudo de língua inglesa, estatística, banco de dados, entre outros temas.

“O intuito do programa é formar aprendizes mais capacitados e conectados com as novas tendências. Por isso, vamos reforçar a educação de base e desenvolver as competências necessárias para as profissões do futuro. Os aprendizes serão capazes de trabalhar na área de tecnologia da informação e segmentos relacionados”, afirma Rodrigo Dib, superintendente Institucional do CIEE. A projeção é contratar 5 mil aprendizes até o final do ano.

“A iniciativa fará a diferença na vida de milhares de jovens que buscam, por meio da educação, novos caminhos para crescer, prosperar e realizar seus sonhos. Para o Centro Paula Souza, é uma honra estar entre os apoiadores de uma ação tão promissora e alinhada com os desafios e as demandas do mundo atual”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

As empresas interessadas em contratar para o Programa Aprendiz Impulso Digital devem acessar o endereço: https://portal.ciee.org.br/contrate-com-o-ciee.

Parceria de sucesso

Em 2021, o CPS foi um dos vencedores do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio. A instituição conquistou o primeiro lugar na categoria Organizações Públicas Estaduais e Municipais, com mais de 301 estagiários.

Para participar do concurso, o CPS foi avaliado por meio de uma pesquisa de satisfação, envolvendo mais de 600 estagiários de nível médio, técnico e superior, que atuam em bibliotecas, laboratórios, secretarias e áreas administrativas de Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais e Administração Central.