O Centro Paula Souza (CPS), no exercício de suas atribuições, tem promovido uma série de programas educacionais tendo em vista, essencialmente, a busca de uma qualificação de excelência aos seus estudantes, a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade de inovação das empresas no Estado de São Paulo e no País, bem como contribuir com o desenvolvimento de cidadãos plenos, com condições de participar da comunidade na qual estão inseridos de forma criativa, inovadora e empreendedora.
Nesta direção, seguem alguns dos programas desenvolvidos:
O Programa de Monitoria das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs), mantido pelo CPS, tem por propósito principal o aprimoramento do ensino de graduação de cada Fatec, tendo por foco estudantes regularmente matriculados. Atualmente, o referido Programa é oferecido em duas categorias: (i) Monitoria de Disciplina – MD; (ii) Monitoria de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – MIDTI.
Desenvolvimento de pesquisas tecnológicas e inovação promovendo aplicações do resultado da aprendizagem profissional no contexto da educação tecnológica em nível superior, diante do arranjo produtivo, cultural e social.
O objetivo principal desse programa é estimular os alunos nas atividades metodológicas e práticas inerentes ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Também objetiva: (i) contribuir para a formação e inserção do aluno em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; (ii) contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora em nosso país; e (iii) contribuir para a formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa empreendedora na sua comunidade.
Possibilita, portanto, que o aluno desenvolva um pensamento científico tecnológico e criativo para encontrar soluções, que é um dos requisitos exigidos pelo mercado de trabalho e, também, no ambiente acadêmico.
O PIBIC CNPq é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior. Visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, além de contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; à formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional e a reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
O PIBIC-EM CPS/CNPq (Modalidade ICJ) é um programa que visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da rede pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica.