Filtro de Daltonismo

Aprovados no Vestibulinho das Etecs focam carreira profissional

Mais de 83% dos candidatos aprovados nos Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) buscam uma formação profissional qualificada, de acordo com Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 1º semestre de 2013, elaborado pela Fundação de […]

6 de março de 2013 3:09 pm Institucional, Relatório Socioeconômico

Crédito: Freepik

Mais de 83% dos candidatos aprovados nos Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) buscam uma formação profissional qualificada, de acordo com Relatório Socioeconômico do Vestibulinho para o 1º semestre de 2013, elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos das unidades do Centro Paula Souza.

Desse total, 32% almejam ascensão profissional, 27% buscam uma formação mais específica e 24%, um melhor desempenho na carreira.

Dos 84.588 aprovados no processo seletivo, a maioria é de jovens com até 23 anos (75%) e que não está inserida no mercado de trabalho (66,65%).

De acordo com o levantamento, a renda familiar  de 86% dos aprovados fica entre zero e cinco salários mínimos. Os dados mostram ainda que 78,5% são alunos da rede pública de ensino e 29% se declaram afrodescendentes. Medida afirmativa implantada nos processos seletivos das Etecs e Fatecs em 2006, Sistema de Pontuação Acrescida, concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% a oriundos da rede pública – caso o candidato esteja nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Compartilhe


Veja também