Alunos recriam tabela periódica com arte inspirada em Van Gogh

Estudantes da Etec Gustavo Teixeira utilizaram imagens dos quadros ‘Noite Estrelada’ e ‘Os Girassóis’ para cumprir o desafio sugerido pelos professores de química e arte

19 de janeiro de 2024 11:05 am Etec

Projeto busca chamar atenção dos alunos e auxiliar nos estudos | Foto: Divulgação

Mesclando arte com química, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Gustavo Teixeira, de São Pedro, na região de Campinas, recriaram a tabela periódica com imagens dos quadros Noite Estrelada e Os Girassóis, de Vicent Van Gogh.

A proposta surgiu de uma parceria entre os docentes Fátima Rodrigues dos Santos, professora de arte, e Renan Vilela Bertolin, professor de química. “Durante nossa reunião de planejamento, tivemos a ideia de criar uma tabela periódica que fosse bonita e que chamasse a atenção dos alunos, auxiliando nos estudos”, comenta Bertolin.

O docente conta que o entusiasmo com o projeto foi unânime. O desafio foi proposto aos alunos do Ensino Médio com ênfase em Ciências Exatas e Engenharia e Ensino Médio com habilitação profissional em Marketing. “Os estudantes ficaram empolgados com a possibilidade de representar uma obra de arte e os elementos.” Ao todo, foram necessárias 20 aulas para a organização, planejamento e criação da tabela. Noite Estrelada foi escolhida para ser o fundo do maior número de elementos e Os Girassóis para hidrogênio, gases nobres, lantanídeos e dos actinídeos.

“Foi possível trabalhar tanto a arte como a química em seu contexto histórico e estético, pois essas duas áreas possuem linguagem e elementos próprios. Os alunos puderam, por meio do lúdico, desenvolver conhecimentos e habilidades nas duas áreas, num processo rico e leve ao mesmo tempo”, finaliza. A tabela periódica criada pelos alunos está exposta no laboratório de ciências da Etec.