Alunos de Etecs superam os melhores em avaliação mundial

Notas de estudantes das Escolas Técnicas Estaduais do CPS se equiparam e até superam países que integram a OCDE e são reconhecidos pela excelência de ensino

2 de fevereiro de 2024 11:13 am Institucional

Aprendizagem por projetos e formação continuada de professores são fatores de sucesso na educação profissional l Foto: Roberto Sungi

A reportagem de capa da nova edição da Revista do Centro Paula Souza (CPS) traz um retrato da excelência de ensino nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs). As notas obtidas pelos estudantes que participaram da última edição do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) mostram que os alunos da instituição se equiparam em desempenho e, em algumas modalidades, até superam seus pares dos países mais bem colocados no mundo.

A que se atribui essa performance? Educadores do CPS falam sobre os diversos fatores que contribuem para a alta qualidade de aprendizagem no Ensino Médio e Técnico: desde a concepção de educação em rede, garantindo um alto padrão de formação para todas as unidades do CPS, até aspectos particulares, como o vínculo da comunidade com a escola.

Leia também

Outro destaque desta edição é o novo modelo de “hub de inovação” que será implantado na futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Rio Claro. Metodologias ativas, campus inteligente e parceria público-privada com empresas na construção do currículo, na monitoria e nas certificações intermediárias dos cursos são algumas das novidades da unidade, que já está em construção.

E mais: conheça as iniciativas do CPS em oferta de cursos de pós-graduação, bem como o projeto de extensão da Fatec São Sebastião com a aldeia Guarani Rio Silveiras, em Bertioga.

Boa leitura!

Compartilhe


Veja também