Serão selecionados 27 jovens, que exercerão o papel de parlamentares, com a função de ouvir estudantes dos países membros do Mercosul; inscrições terminam na quinta (7)
Resultado oficial será divulgado em março e posse dos candidatos ocorre em julho de 2025 | Foto: Roberto Sungi
Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) podem se inscrever até dia 7 de novembro para a edição 2025 do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Para participar, o interessado deve preparar um projeto de lei, com o tema A integração regional e as mudanças climáticas, conforme orientações do edital.
Podem se candidatar a uma vaga estudantes da primeira ou segunda série do Ensino Médio de escolas públicas da rede municipal, distrital ou estadual de educação, que estejam matriculados e frequentando regularmente as aulas em 2024. Os alunos devem ter nascido entre setembro de 2007 e julho de 2011.
Após o período de inscrições, as secretarias estaduais, municipais ou distrital de educação realizarão a seleção subnacional, considerando o critério de representatividade, garantindo a diversidade e a igualdade entre os estudantes. Nesta fase, cada unidade da federação selecionará três estudantes, que participarão da etapa nacional. Dos 81 estudantes selecionados, 27 irão compor a delegação nacional na etapa internacional do Parlamento Jovem do Mercosul.
O resultado final da seleção será divulgado em março de 2025 e a posse ocorre em junho. Durante dois anos, os integrantes das delegações nacionais exercerão o papel de parlamentares, tendo a função de ouvir os estudantes dos países membros do Mercosul. A ideia é abrir espaço para que, juntos, possam discutir a realidade em que os jovens se inserem e buscar meios para incidir positivamente na sua escola e comunidade.
Serviço:
Parlamento Juvenil do Mercosul
Data: inscrições até 7 de novembro
Inscrições: pelo site
Dúvidas: pjm@mec.gov.br
Confira edital