Alunos de Etecs já podem inscrever projetos na 22ª edição da Febrace

Destinada a estudantes de Ensino Médio e Técnico, feira pretende despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade e a inovação

17 de agosto de 2023 10:04 am Institucional

Até o dia 18 de outubro estudantes dos Ensinos Médio e Técnico podem enviar seus projetos para a Febrace | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 22 ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp). As inscrições devem ser feitas pelo site oficial até 18 de outubro.

Os alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) interessados em participar devem estar matriculados no Ensino Médio ou Técnico e ter até 20 anos.  

Na feira podem ser inscritos projetos desenvolvidos nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias, feitos individualmente ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.

No dia 6 de dezembro serão divulgados os 500 semifinalistas e no dia 30 de janeiro de 2024, os 200 finalistas. A premiação acontece no dia 22 de março, encerrando a mostra dos projetos finalistas, que vai de 18 a 21 de março no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital.

Além dos prêmios concedidos pela Febrace – troféus, medalhas e certificados – instituições públicas e privadas concedem estágios, bolsas de estudo, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais aos classificados nos primeiros lugares.

Entre os prêmios mais aguardados, oferecidos desde a primeira edição da Feira, em 2003, são as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), a ser realizada em maio nos Estados Unidos.

Na última edição da Febrace, o Centro Paula Souza (CPS) levou 25 projetos à semifinal e 11 à etapa seguinte. Ao final, três Etecs conquistaram sete prêmios: Polivalente, de Americana, Monte Mor e Bento Quirino, de Campinas.

Serviço
22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace)
Data: 18 a 21 de março de 2024
Inscrições: Até 18 de outubro de 2023, pela plataforma Minha Febrace

Compartilhe


Veja também