Thiago Provenzani, de Itatiba; Júlia Cardoso, de Fernandópolis; e Mário Henrique, de São Bernardo do Campo; ficaram entre os seis primeiro colocados no concurso
Mário Henrique Ferreira, da Etec Lauro Gomes com os pioneiros da FEA-USP na cerimônia de premiação do Econoteen | Foto: Divulgação
Alunos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) conquistaram metade dos seis prêmios da 17ª edição do Concurso de Ensaios Econoteen, promovido pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP), sob o tema: Quais os principais problemas socioeconômicos que explicam a fome no período recente do Brasil?
“Nossos alunos são estimulados ao pensamento crítico para a solução de problemas e este evento evoca uma questão muito importante do nosso tempo. Os jovens mostraram que estão preparados para analisar e se posicionar”, parabenizou a diretora do Centro de Capacitação Técnica e Pedagógica da Unidade do Ensino Médio e Técnico (Cetec), Lucília Guerra.
Os vencedores da edição referente ao ano de 2023 foram:
1º) Breno Araújo de Moraes, da Escola Estadual (EE) Dr. Presciliano Pinto de Oliveira, de Nipoã;
2º) Thiago Gabriel Moura Provenzani de Castro, da Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba;
3º) Pyetra Verona, da EE Jardim Bopeva, de Praia Grande;
4º) Júlia Cândido Cardoso, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis;
5º) Mário Henrique Ferreira Alexandre, da Etec Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo;
6º) Rafael Silva Souza Cardoso, do Instituto Técnico de Barueri;
“Foi uma noite muito especial, com homenagem também aos alunos da primeira turma, de 1973. A Sala de Congregação conectou passado, presente e futuro da universidade e do País”, disse Mário Henrique Ferreira Alexandre, que recebeu R$ 400 como prêmio pela quinta colocação, além de hospedagem próxima à Cidade Universitária, na Capital, para participar da premiação. O concurso é individual, destinado a estudantes do Ensino Médio de escolas públicas do Estado de São Paulo. Cada candidato entrega um trabalho de pesquisa dissertativo sobre o tema proposto, sob orientação de um ou mais docentes. As inscrições para a edição 2024 estão abertas até dia 19 de agosto, na internet.