Alunos de Etec criam totem para triagem de atendimento hospitalar

‘TechHealth’ foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Escola Técnica Estadual Coronel Fernando Febeliano Da Costa, de Piracicaba, e venceu o Prêmio Mackenzie Empreendendo o Futuro

9 de fevereiro de 2023 8:47 am Etec, Projetos

Ideia surgiu da observação das condições de atendimento hospitalar agravadas pela Covid-19 | Foto: Divulgação

Um equipamento que agiliza o atendimento nas recepções de hospitais, diminui as filas de espera e colabora para diminuir o impacto da falta de profissionais de saúde. Parece coisa do futuro, mas é o totem de triagem hospitalar autônomo TechHealth, desenvolvido por um grupo de jovens estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Coronel Fernando Febeliano Da Costa, de Piracicaba.

O projeto usa sensores, tela touch screen, componentes mecânicos e sistema próprio de programação para fazer a triagem, classificar o grau de risco e manter um prontuário eletrônico dos pacientes. “Nosso totem consegue aferir sinais vitais como: temperatura, oxigenação do sangue e batimentos cardíacos. Faz ainda medição de peso e altura, analisa os sintomas, apresenta histórico médico e de exames e otimiza a organização do atendimento”, explica uma das autoras, Isabele Cordeiro.

A ideia surgiu quando a estudante ainda cursava o segundo ano do Ensino Médio. Ela percebeu que, durante a pandemia de Covid-19, os profissionais de saúde ficaram mais sobrecarregados e problemas como as longas filas de espera para atendimento se agravaram.

Em pesquisas de avaliação a atendimentos hospitalares, o grupo identificou que o processo de triagem é uma importante etapa do atendimento inicial do paciente funcionando como regulador para o tempo de espera. “Concluímos que, quando a fase inicial é acelerada, as demais tendem a seguir o mesmo ritmo, de modo que todos os procedimentos são otimizados.”

Apresentado à comunidade na Mostra de Ciências de 2022, o equipamento dos alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico de Mecatrônica despertou interesse dos convidados, encheu o grupo de orgulho e fez a intensa rotina do terceiro ano do Ensino Médio valer a pena. “Depois de tantas horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso e muitos dias trabalhando duro para estruturar o protótipo, foi incrível receber o feedback de que o TechHealth pode realmente ser aprimorado para implantação e ajudar a população nas questões de saúde”, afirma Isabele.

A estudante diz que tem intenção de dar continuidade ao trabalho, patentear a ideia e conquistar apoio para desenvolver mais componentes. Ao mesmo tempo, Isabele se prepara para o vestibular de Medicina, curso ao qual pretende agregar os conhecimentos adquiridos em Mecatrônica. “É minha vontade desde a adolescência, escolhi o curso técnico já pensando que os conhecimentos me ajudariam nas questões tecnológicas da área.”

Isabele Cordeiro, Geovana Fuentes, Gustavo Paes e Leonardo Marangoni tiveram a orientação do professor Marcos Cunha. O docente explica que o incentivo para a realização de projetos ajuda no desenvolvimento dos estudantes e no uso do conhecimento de forma multidisciplinar. “Quando os alunos veem suas ideias se materializando, eles se empolgam muito, ficam motivados e evoluem muito mais. Por isso, a Etec incentiva tanto esse tipo de atividade escolar.”

O totem de triagem hospitalar foi apresentado na InovaCPS, chegou à final da 14ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e venceu a terceira edição do Prêmio Mackenzie Empreendendo o Futuro.

Compartilhe


Veja também