Mostra do Instituto 3M está com inscrições abertas para alunos de Etecs

Estudantes dos Ensinos Médio, Técnico e Integrado devem fazer a inscrição até 5 de outubro; 11ª edição do desafio será realizada de forma presencial, em novembro, em Sumaré

21 de agosto de 2023 10:15 am Etec

Iniciativa ainda busca capacitar docentes para a prática científica e orientação de projetos investigativos | Foto: Alex Kondratiev / Unsplash

Com o objetivo de estimular o espírito científico e impulsionar ideias inovadoras, a Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M abre inscrições para a 11ª competição de ideias. Estudantes do Ensino Médio, Técnico e Integrado das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e outras instituições de ensino, podem participar ao inscrever seus projetos até 5 de outubro, pela internet. A edição será realizada de forma presencial, nos dias 8 e 9 de novembro de 2023, na sede do Clube da 3M, em Sumaré.

Os projetos podem ser de alunos da região metropolitana de Campinas e da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, que tenham até 20 anos completos, na data da mostra. Participantes de outras regiões do Estado de São Paulo serão selecionados em caso de vagas remanescentes. Serão aceitos trabalhos realizados de forma individual ou por grupo de dois a três integrantes, que contam com a orientação de um professor. Além de entusiasmar os jovens, a iniciativa também foca em capacitar os docentes para a prática científica e orientação de projetos investigativos.

Para a participação, também é necessário que os projetos inscritos se enquadrem em uma das categorias das Ciências e Engenharias: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Engenharia.

O anúncio dos projetos finalistas será em 23 de outubro. Os trabalhos selecionados serão apresentados a um Comitê de Avaliação, composto por pesquisadores da USP, do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e profissionais voluntários da 3M, durante a mostra presencial. Os melhores projetos serão reconhecidos com certificados, medalhas e troféus, além de prêmios em dinheiro para os três primeiros lugares de cada categoria.

O Desafio de Inovação Instituto 3M promove a ciência na educação em parceria com o LSI-TEC, organizador da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (FEBRACE) e com o apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Para outras informações, acesse o site.

Na última edição, unidades de Etecs foram premiadas. Confira a matéria completa.