Alunos da Fatec criam sistema que auxilia a gestão de transporte de cargas em SJC

Estudantes do curso de Logística da Fatec de São José do Campos criaram um sistema BI que ajuda a gestão da logística de transporte de cargas em São José dos Campos

11 de novembro de 2022 12:24 pm Projetos

A elaboração do BI foi solicitada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos | Foto: Freepik

Num mundo em constante transformação, a análise de dados é fundamental para proporcionar uma visão estratégica e ajudar na tomada de decisões de uma empresa e órgãos públicos. A pedido da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, estudantes do curso de Logística da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) São José dos Campos, aceitaram o desafio de desenvolver um sistema baseado em dados para auxiliar na gestão da logística de transporte de cargas na sua região.

Como parte do projeto de graduação do curso, os alunos elaboraram uma estratégia de Business Intelligence (BI), que é conjunto de sistemas que analisam dados e melhoraram a tomada de decisão baseada em informações concretas. A partir dele, é possível acompanhar a evolução mensal das exportações de municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A partir desse conjunto de sistemas que analisam dados, foi possível melhorar o processo de tomada de decisão da secretaria.

O trabalho foi realizado com base em informações oficiais de exportações de produtos, usando um sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, chamado de Comex Stat. A Prefeitura de São José dos Campos também participou da elaboração do projeto, fornecendo dados e ajudando na formatação do conteúdo.

Os estudantes Henrique Gonçalves de Arruda Correia, Leticia Gouveia Girotto e Lucas Barbosa Vinhas, orientados pelo professor Marcus Vinicius do Nascimento, tinham como desafio, identificar os principais aspectos das exportações do munícipio de São José dos Campos, mostrando as características das cargas exportadas, os modais utilizados, os destinos de exportação e apresentar a importância das exportações para o desenvolvimento do munícipio. Para alcançar esse objetivo, o grupo realizou um estudo completo sobre o tema que foi publicado no 13° FatecLog em 2022, considerado um dos maiores congressos de logística da América Latina.

O transporte de cargas foi apontado pelos estudos, que embasaram a concessão, como a principal função do Aeroporto Internacional de São José dos Campos – Professor Urbano Ernesto Stumpf, que possui licença internacional para as operações. O comparativo realizado pelos estudantes leva em conta dados desde 2019, antes da pandemia de Covid-19.

Esse tipo de estudo pode auxiliar o aeroporto na compreensão dos tipos de cargas movimentadas na região, principalmente para prospectar possíveis parceiros aéreos que queiram operar rotas partindo do município. O estudo foi apresentado à equipe de administração do aeroporto que já está utilizando os dados para início de uma prospecção com companhias aéreas interessadas.

Segundo o professor da Fatec de São José dos Campos e orientador do projeto, Marcus Vinicius do Nascimento, apesar da dificuldade em lidar com tantos dados, o projeto somou bastante na formação dos estudantes, que puderam trabalhar com um problema real do próprio município. “É muito importante que demandas reais sejam postas para os estudantes. Além da satisfação em perceber a relevância do próprio trabalho, os alunos ganham visibilidade e aplicam as ferramentas que estão inseridas nas ementas específicas do curso.”

Para a integrante do grupo, Leticia Girotto, a experiência foi um divisor de águas em sua formação. Segundo a aluna, o mais importante ao longo de um ano de dedicação foram as diversas ferramentas a conhecimentos a que tiveram acesso durante o processo. Para ela, o futuro da inciativa estará nas mãos de alunos que tenham a curiosidade de aperfeiçoá-la. “Nosso desafio era a alta demanda das exportações e agora acredito que deixaremos para os próximos alunos que vierem, uma base para que possam dar continuidade ao projeto com foco nas importações.”