Alunos da Etec de São Carlos dão palestras sobre Estatuto da Criança e do Adolescente em escolas da região

Um grupo de 160 alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulinho Botelho, em São Carlos, vai ministrar palestras em escolas da região sobre o Estatuto da Criança e do […]

23 de agosto de 2012 10:00 am Etec

Estudantes coordenam atividade com crianças na creche Nosso Lar Crédito: Divulgação

Um grupo de 160 alunos do segundo ano do Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Paulinho Botelho, em São Carlos, vai ministrar palestras em escolas da região sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A iniciativa faz parte do projeto “Político ou Idiota”, que dá continuidade aos trabalhos da Etec durante a Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa, organizada pela World’s Children’s Prize, no mês de maio, para a qual a unidade foi convidada. O objetivo do projeto é desenvolver a educação para a cidadania, ultrapassando as barreiras escolares.

Antes de promover os encontros, os jovens são treinados com aulas teóricas e práticas ao longo de um mês. Divididos em grupos, cada um escolhe o público com o qual vai trabalhar: juvenil ou infantil e escola pública ou particular.

Seis instituições de ensino já aderiram ao projeto e o número deve aumentar. “Nosso trabalho tem sido bem aceito, tanto que já temos convite para aplicar o projeto em escolas de Itirapina”, conta Evelyn Mello, professora da Etec e coordenadora da parceria com a organização da Conferência.

Ao todo, cada grupo fará um total de oito encontros para detalhar o ECA. No dia 20 de novembro, a Etec Paulinho Botelho promoverá um dia de atividades na Praça Coronel Salles, no centro de São Carlos, para comemorar os 22 anos do estatuto e a conclusão do projeto.

Reconhecimento

O andamento da segunda etapa do “Político ou Idiota” trouxe o reconhecimento de uma importante organização. O estudante Lucas Santos, 16 anos, que integra a comissão do projeto, está concorrendo ao prêmio Jovem Embaixador 2013, promovido pela Embaixada dos Estados Unidos da América, graças ao trabalho de educação para cidadania. “Foi por conta desse trabalho com crianças e adolescentes que a minha inscrição foi aceita, é sinal que alguém está olhando para o nosso esforço”, ressalta.

O aluno foi um dos oradores na Conferência das Crianças do Mundo com a Imprensa e o seu desejo é continuar disseminando as ações de voluntariado. “Estou empolgado com o projeto, fiz o site do “Político ou Idiota” e vou repassar tudo o que aprendi para crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental; tenho certeza que iremos muito longe e em novembro só termina uma etapa de nosso trabalho.”

Compartilhe


Veja também