Alunos da Etec de Ribeirão Preto vencem concurso internacional

Projeto vencedor propõe intervenções urbanas em bairro periférico do município; competição é realizada por universidade do Peru e envolve estudantes da América Latina

7 de novembro de 2023 11:33 am Premiação

Equipe da Etec José Martimiano da Silva ficou com o primeiro lugar na categoria educação secundária l Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, venceu o primeiro Concurso Latino-Americano de Projetos “Nós Propomos”, realizado pela Universidade de Trujillo, do Peru. Ao analisar o dia a dia de uma comunidade da periferia da cidade e propor soluções para melhorar a qualidade de vida dos moradores, a equipe ficou com o primeiro lugar na categoria educação secundária.

Orientados pelo professor de geografia da Etec, Odair Ribeiro de Carvalho Filho, os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Administração Fábio Tiburcio, Gustavo Alvares, Hugo Carvalho, Letícia Rocha, Victor Chinarello e Vitor Carvalho realizaram visitas de campo para coleta de dados e entrevistas com moradores. O grupo analisou e propôs soluções para melhorar o bairro Eugênio Lopes, localizado na zona oeste do município.

Por um Espaço Público Saudável

O projeto Por um Espaço Público Saudável: Estudo do Bairro Eugênio Lopes em Ribeirão Preto identificou um déficit na oferta de serviços públicos em áreas como saúde e segurança pública. Com base em leis nacionais e estaduais que preveem garantia de bem-estar social aos cidadãos, os estudantes propuseram diversas melhorias. Entre elas, a transformação do espaço com instalações recreativas e educacionais como quadras, equipamentos de ginástica, parquinho infantil e outras atividades de lazer.

Os trabalhos inscritos no concurso foram avaliados por critérios como criatividade, viabilidade de intervenção e normas científicas e escolares. “Esse tipo de iniciativa reforça o protagonismo do estudante para interpretar, entender e intervir nos espaços onde vive. É um projeto de grande relevância para a formação escolar e cidadã”, ressalta Carvalho Filho.

Além do professor da Etec, que é pesquisador do Grupo de Estudos da Localidade (ELO) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP), o projeto dos alunos contou com a coordenação da professora da FFCLRP e coordenadora do ELO, Andrea Coelho Lastória, e da graduanda em Pedagogia da USP, Juliana Rodrigues de Lima, que ajudaram a desenvolver o “Nós Propomos!” durante as aulas de geografia da Etec.

O projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica foi criado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, em 2012. Destinado a alunos e professores de geografia, a iniciativa propicia que escolas e alunos atuem ativamente na identificação e resolução de problemas de suas comunidades, além de promover uma efetiva cidadania territorial local. Atualmente, o Nós Propomos! envolve estudantes de países como Portugal, Espanha, Peru, Colômbia, México e Brasil.

Vestibulinho

No processo seletivo para o primeiro semestre de 2024, a Etec José Martimiano da Silva oferece 720 vagas distribuídas entre os cursos técnicos de Administração, Design de Interiores, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Gastronomia, Mecânica, Nutrição e Dietética e Recursos Humanos. A unidade disponibiliza ainda o Ensino Médio com Habilitação Técnica em Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Mecatrônica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Secretariado. Também oferece dois cursos por meio da Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS): Administração e Mecatrônica. Ao todo, a Região de Ribeirão Preto conta com 2.320 vagas.

As inscrições para o Vestibulinho estão abertas até 8 de novembro (checar se a prorrogação será publicada no mesmo dia), exclusivamente pelo site vestibulinhoetec.com.br. Em todo o Estado, são mais de 91 mil vagas para cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, AMS, Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo. O detalhamento dos cursos, vagas e unidades participantes estão disponíveis no site.