Alunos da Etec de Limeira exibem projeto em feira nos EUA

Estudantes passam esta semana apresentando projeto que prevê a recuperação de cobre e níquel lançado na natureza pelas indústrias de joias; evento ocorre na cidade de Pittsburgh

13 de maio de 2018 10:00 am Etec, Institucional

Vitória, Elizandra e Kaíque durante exposição do projeto vencedor da 16ª edição da Febrace | Foto: Divulgação

A partir deste domingo, 13, Elizandra Larissa da Silva, Kaíque Gonçalves Ferreira e Vitória Ventura, alunos do curso técnico de Química Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, participam da Feira Internacional de Ciências e Engenharia Intel ISEF, realizada em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Trata-se de um dos maiores eventos do mundo destinado a estudantes de nível médio.

“A feira é gigantesca e o evento inclui festas entre os alunos participantes”, contou Vitória, em Washington, antes de iniciar a participação no evento. “Espero conhecer pessoas do mundo todo, fazer uma boa apresentação de trabalho e, claro, torço para sermos premiados.”

Os jovens foram credenciados para a mostra depois de conquistarem o primeiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia, a Febrace, realizada na Universidade de São Paulo (USP), em março. Eles apresentaram trabalho de pesquisa para extrair cobre e níquel de resíduos tóxicos despejados pela indústria de joias folheadas, uma vocação da região de Limeira.

Nos Estados Unidos, eles voltarão a falar do projeto, realizado sob a orientação de Gislaine Delbianco, e terão a oportunidade de interagir com jovens cientistas do  exterior, além de participar de atividades especiais e apresentar o projeto para o público. “Eles estão animados com essa oportunidade única  de representar o Brasil lá fora”, destaca a educadora, que foi eleita Professora Destaque na Febrace.

Segundo a organização da Intel ISEF, cerca de 1,8 mil alunos de mais de 70 países participam do evento e  serão distribuídos cerca de 4 milhões de dólares em prêmios. Duas cerimônias de encerramento estão marcadas: uma ocorre em 17 de maio, quando serão entregues honrarias especiais. Já a grande premiação  está programada para a próxima sexta-feira, dia 18.

 

 

Compartilhe


Veja também