Etec de Americana apresenta projetos em fórum de inovação

Os quatro trabalhos que participam do evento são vencedores do Desafio de Inovação no Setor Têxtil, realizado na unidade no início de junho com cerca de 250 estudantes

20 de junho de 2023 10:41 am Projetos

Desafio de Inovação no Setor Têxtil reuniu cerca de 250 estudantes de todos os cursos da unidade l Foto: Divulgação

Soluções inovadoras para o setor têxtil. Essa é a proposta dos projetos que serão apresentados por estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Polivalente de Americana, localizada na Região Metropolitana de Campinas, na oitava reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia da cidade. Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado na manhã desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal.

Os trabalhos são resultado do Desafio de Inovação no Setor Têxtil, do qual cerca de 250 estudantes de todos os cursos da unidade participaram no início de junho. Apresentam-se no Fórum, os quatro projetos mais bem colocados na maratona.

O grupo classificado em primeiro lugar é formado por Arthur Vieira, Caroline Siqueira, Daniely dos Santos, Davi de Araujo, Gabriel Gonçalves e Letícia Leme. Com foco na sustentabilidade, a equipe propôs o reaproveitamento da fibra da casca da laranja para fazer tecidos.

Na mesma linha, a proposta do segundo colocado foi a substituição de fibras sintéticas na indústria têxtil pelas de origem vegetal. Camilly do Nascimento, Carolini Marques, Heloisa Manzato, Letícia Alves e Vitor Santos.

Em terceiro lugar, duas equipes ficaram empatadas com propostas para qualificação de mão de obra. A formada por Ângelo Scarpetta, Francyelly Monteiro, Kauã de Oliveira e Mara da Silva sugeriu um trabalho de conscientização por meio de eventos e pequenos investimentos em área de lazer nas empresas.

Um guia de incentivo à qualificação de jovens foi a ideia do grupo formado por Beatriz Rabello, Felipe Luizon, Julia Sciena, Sabrina da Silva e Samara Ribeiro.

Tecnólogas

Além dos estudantes da Etec, duas tecnólogas formadas pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Americana apresentam projetos desenvolvidos durante o curso superior de tecnologia em Produção Têxtil.

O Cão Amigo: colchonetes com fibras de cães para população em situação de rua, que produziu um protótipo utilizando pelo de cães e retalhos que são descartados por pet shops e confecções têxteis. O projeto foi fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) da ex-aluna Ana Beatriz dos Santos, orientada pela professora Maria Adelina Pereira.

Estamparia botânica para sustentabilidade na moda também foi apresentado como TCC por Gisele Felipe e Maria Veloso, com orientação de Maria Alice Ximenes. Trata-se da utilização de folhas, flores, sementes e caules para estampar roupas.

Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia de Americana
Local: