Aluno da Etec de São Caetano do Sul se destaca em concurso de poesia

Entre 600 estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo, Giovani Gallon Neto, aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, em Santo Caetano do Sul, ficou em terceiro lugar no Concurso Cultural Recriando […]

9 de maio de 2013 5:06 pm Institucional

Entre 600 estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo, Giovani Gallon Neto, aluno da Escola Técnica Estadual (Etec) Jorge Street, em Santo Caetano do Sul, ficou em terceiro lugar no Concurso Cultural Recriando Vinícius e Drummond: aprendiz em construção, na categoria Poesia. O prêmio é realizado pelo Ministério da Cultura, Itaú BBA e editora Companhia das Letras.

A etapa que definiu o resultado foi realizada na quarta-feira, 8, no Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Capital, onde Giovani leu seu poema, Eu faria (abaixo).

“Participar da competição foi um desafio e ficar em terceiro lugar é um grande estímulo para eu continuar escrevendo, inclusive dissertações para o Enem e outros exames, como vestibulares”, diz Giovanni, que cursa o Ensino Médio integrado ao Técnico em Mecatrônica e pretende fazer faculdade de Engenharia Elétrica ou Mecatrônica. “Pesquisei sobre os poetas Vinícius de Moraes e Carlos Drummond de Andrade, porque era o tema do prêmio, e usei referências do Drummond, como os poemas No Meio do Caminho e Quadrilha”, completa.

Os professores de Línguas e Literatura da Etec Jorge Street, Fernando de Oliveira Souza e Gabriela Solgon e Roberta Baradel, orientaram o projeto do estudante.

Giovani foi premiado com uma câmera fotográfica digital e 20 livros, enquanto os professores receberam R$ 1 mil.

Conheça o poema de Giovani:

Eu faria

Roubaria frases de Rubén Darío
E desfolharia teu coração feito Margarida
Ouviria novos Conselhos,
Inclusive aqueles de um singelo velho apaixonado
A cada nova frase, confirmaria meu amor por ti
E no fim obedeceria sua ordem, e te amaria muito… muitíssimo !

Eu faria… Sim, por ti eu faria
Retiraria todas as pedras de meu caminho
E ninguém me impediria de te amar,
João,Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim, Lili, e nem J. Pinto Fernandes
Nenhum desses poderia sequer abalar o meu amor por ti
E entre todas as coisas desejadas a mim
A única que me valeria é o carinho teu

Eu faria… Sim, por ti eu faria
Me comportaria como uma criatura
E faria somente aquilo que posso senão,
Entre as criaturas, te amar
E te amaria, porque te amo,
Ou não amo… Bastante ou demais a mim

Assim como para Drummond,
A poesia deste momento inunda minha vida inteira,
E suas palavras me inspiram, assim como inspiram pessoas de todos os tempos
Nós te amamos Drummond, e por ti
Nós Faríamos… Sim, nós faríamos.