Aluno da Etec de Atibaia é aprovado em universidade norte-americana

Mais um estudante de uma Escola Técnica Estadual (Etec) se destaca na área acadêmica internacional. Iago Bojczuk, 19 anos, conquistou uma bolsa de estudo de 75% na Keuka College, no Estado de Nova York, Estados Unidos, para cursar Economia e […]

27 de junho de 2013 5:38 pm Institucional

Iago Bojczuk foi aluno da Etec e participou do intercâmbio do Paula Souza

Mais um estudante de uma Escola Técnica Estadual (Etec) se destaca na área acadêmica internacional. Iago Bojczuk, 19 anos, conquistou uma bolsa de estudo de 75% na Keuka College, no Estado de Nova York, Estados Unidos, para cursar Economia e Ciências Políticas. O aluno exemplar formou-se no Ensino Médio e no Técnico em Administração da Etec Professor Carmine Biagio Tundisi, em Atibaia, e participou do Programa de Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza em 2011.

“Sou o primeiro aluno brasileiro aceito na história da Keuka College, que foi fundada em 1890 e classificada pelo U.S. News Education como uma das melhores universidades do norte dos Estados Unidos”, comemora Iago.

Além de comemorar, Iago já começa a se movimentar para arrecadar os 25% restantes do valor do curso e recursos financeiros para se manter na moradia do campus da universidade. Ele estima que o custo anual seja de R$ 35 mil. “Sou filho de uma empregada doméstica e de um aposentado. Minha família não possui condições para pagar os custos com a passagem aérea. Por isso estou procurando empresas e instituições que possam contribuir para a realização desse sonho.”

Foi em Portland, nos Estados Unidos, onde estudou durante um mês com bolsa do Centro Paula Souza que Iago começou a sonhar em ser aluno de uma universidade norte-americana. Nesse período, ele também se tornou amigo do intercambista da Etec de Porto Ferreira, Hector Ferronato, que foi selecionado para a Universidade Franklin & Marshall College, em Lancaster, na Pensilvânia, Estados Unidos.

Outra iniciativa que fez parte da trajetória de Iago para alcançar essa conquista foi o Programa Oportunidades Acadêmicas – iniciativa do governo norte-americano para orientar e financiar o processo de candidatura de brasileiros em faculdades do país. No Tumblr do Centro Paula Souza, ele dá dicas para outros jovens que queiram cursar o Ensino Superior nos Estados Unidos.

Compartilhe


Veja também