Alunas de duas Escolas Técnicas conquistam Prêmio Econoteen

Estudante da Etec Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, é a grande campeã do concurso, que também premiou com o quinto lugar uma aluna da Etec Parque da Juventude, da Capital

6 de março de 2018 11:44 am Etec, Institucional

Alunas vencedoras e professores das Etecs Cel. Fernando Febeliano da Costa e Parque da Juventude durante a premiação | Foto: Divulgação

A estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Cel. Fernando Febeliano da Costa, de Piracicaba, Emily Vitorino Alcantara Raimundo, de 17 anos, é a grande campeã da 11ª edição do Prêmio Econoteen de Ensaios, promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Outra aluna do Centro Paula Souza (CPS) foi premiada com o quinto lugar: Letícia Gomes Bettio, de 16 anos, da Etec Parque da Juventude, da Capital. A cerimônia de premiação ocorreu na noite de segunda-feira, 5, durante a aula magna para o primeiro semestre de 2018 dos cursos de graduação da FEA-USP.

Estudante do terceiro ano do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio, Emily foi premiada pelo artigo O desemprego jovem no Brasil e no mundo: entre causas e efeitosO trabalho traz um panorama sobre as causas do desemprego entre os jovens no Brasil, tentando identificar as dificuldades para o ingresso no mercado de trabalho. É feita ainda uma comparação com outros países, com o objetivo de compreender o problema internacionalmente. Confira

Já a aluna da Etec Parque da Juventude conquistou o quinto lugar com o projeto O desemprego (des)configurando a realidade da juventude mundial. Ela também está no terceiro ano do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio.

Direcionado a alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio de escolas públicas de São Paulo, o Prêmio Econoteen de Ensaios tem como objetivo estimular adolescentes a pensar soluções diante de problemas de natureza econômica. O tema desta 11ª edição foi As causas do desemprego dos jovens no Brasil são semelhantes às observadas no resto do mundo? Saiba mais

Tradição etequiana

A Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, já ganhou duas vezes o primeiro lugar no Econoteen, em 2014 e 2012. Em 2015, a mesma escola ficou em segundo lugar. Em 2012, além do primeiro lugar da Etec de Adamantina, um aluno da Etec Parque da Juventude ficou na sétima colocação.

Em 2013, os cinco primeiros colocados foram alunos de Etecs (Prof. Basilides de Godoy, na Capital; Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina; Rosa Perrone Scavone, de Itatiba; Juscelino Kubitscheck, de Diadema; e Itanhaém, respectivamente). Em 2016, o CPS conquistou o terceiro lugar com um o aluno da Etec Takashi Morita, da Capital.