Aluna de Etec de Campinas vence o Prêmio Jovem Cientista 2011

Uma aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, foi uma das vencedoras do Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Prêmio, que completa 30 […]

9 de novembro de 2011 10:10 am Etec

Ana Gabriela Ramos, em Brasília, durante o anúncio dos vencedores do Prêmio Jovem Cientista. / Foto – Marcelo Gondim.

Uma aluna da Escola Técnica Estadual (Etec) Conselheiro Antônio Prado, de Campinas, foi uma das vencedoras do Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Prêmio, que completa 30 anos em 2011, tratou do tema Cidades Sustentáveis. Foram recebidos 2.321 trabalhos de estudantes dos ensinos Médio, Superior e já graduados. A categoria mais concorrida foi a do Ensino Médio, com 1.967 inscritos. No Ensino Superior foram 174 e entre os graduados, 180. O anúncio dos vencedores foi feito nesta terça-feira, 8, em Brasília.

Ana Gabriela Ramos, recém-formada no técnico em Meio Ambiente, foi a primeira colocada na categoria Ensino Médio, com o projeto “Embalagens ecológicas para mudas”, orientado por Erica Bortolotti. O trabalho prevê a diminuição do acúmulo de plástico utilizado para embalar mudas de plantas, uma vez que o material demora até 400 anos para se decompor. Embalagens feitas a partir do aproveitamento de resíduos de biomassa, como o bagaço da cana, são a alternativa apresentada para solucionar o problema. “Em grandes plantações o saco plástico permanece no solo, mas a embalagem desenvolvida no projeto pode ser inserida na terra com a planta e serve de nutriente”, explicou a estudante.

Premiação

Na categoria Graduado, os vencedores são contemplados com R$ 30 mil (1º lugar); R$ 20 mil (2º lugar) e R$ 15 mil (3º lugar). Para estudantes de Ensino Superior, os prêmios são de R$ 15 mil (1º lugar), R$ 12 mil (2º lugar) e R$ 10 mil (3º lugar). Estudantes do Ensino Médio classificados em 1º, 2º e 3º lugares recebem um computador e uma impressora multifuncional cada um.

A mesma premiação será dada aos orientadores e às escolas dos três alunos vencedores do Ensino Médio, além dos orientadores dos graduados e estudantes de Ensino Superior.

A entrega do prêmio será feita pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em 6 de dezembro próximo.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CNPq