Aluna de CD conquista Mostra Atitudes Empreendedoras

Tauani Leticia Lima de Souza estuda em uma classe descentralizada da Etec de Ribeirão Preto; ela integrou grupo que propôs projeto de tecnologia para educação

23 de novembro de 2022 10:29 am Premiação

Estudante do CPS exibe certificado de premiação ao lado da professora Patricia Pietro Conde | Foto: Arquivo Pessoal

Com a proposta de um holograma para auxiliar jovens a estudar para o vestibular, a aluna Tauani Leticia Lima de Souza, da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, conquistou o primeiro lugar na nona edição da Mostra Atitudes Empreendedoras – Ideias pelo Desenvolvimento Sustentável, promovida pelo Instituto Alair Martins (Iamar), em parceria com o Instituto Ayrton Senna.

No terceiro módulo do curso técnico de Administração, Tauani estuda em uma classe descentralizada do Centro Paula Souza (CPS), administrada pela Etec, no município de Pradópolis. Ela foi uma das selecionadas para representar a unidade no desafio, realizado na última quinta-feira (17), durante o Innovation Camp, aplicado pela Junior Achievement, na Capital. Composto por cinco estudantes de outras instituições participantes, o grupo de Tauani recebeu a melhor avaliação entre os jurados com o projeto Holotec.

Virtude empreendedora

A jovem conta que os finalistas foram desafiados a criar propostas de empreendedorismo relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 10 – Redução das Desigualdades, da Organização das Nações Unidas (ONU). Os grupos desenvolveram seus projetos utilizando um programa de virtudes empreendedoras. Durante as atividades, foram percorridas sete etapas, distribuídas entre as fases de imersão, ideação, prototipação e apresentação. “Foi uma experiência incrível, onde tive a oportunidade de interagir com colegas de diferentes localidades e criar um plano de empreendedorismo com potencial de ajudar outros jovens”, afirma.

De acordo com a estudante, a proposta vencedora consiste em uma tecnologia de hologramas que reproduzem personagens famosos, como o físico alemão Albert Einstein, ensinando conteúdos acadêmicos. “Seria uma forma de utilizar a tecnologia como diferencial de atratividade para estimular os alunos”, diz.

Cada integrante do grupo foi premiado com um crédito de R$ 1,5 mil em pontos para realização de compras em um aplicativo de e-commerce. Para a coordenadora da classe descentralizada do CPS em Pradópolis, Patricia Pietro Conde, o prêmio reforça a importância da atitude empreendedora em sala de aula. “A conquista serve de exemplo para incentivar outros alunos a participar de iniciativas que valorizem a visão empreendedora do jovem, trazendo oportunidades de crescimento pessoal e profissional.”

Além de Tauani, participaram da mostra como integrantes de outros grupos a estudante Ana Cláudia Domingos, da classe descentralizada de Dumont, e os jovens Ailton Junior Ribeiro dos Santos, Ana Carolina Emerenciana Borges, Monise Lopes Pacheco e Victória Diandra Guerreiro, da Etec de Fernandópolis.