Olimpíada de Ciências Políticas abre inscrições

Inscrição gratuita poderá ser feita até a próxima sexta (25) pela internet; competição online é voltada para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas

21 de junho de 2021 10:17 am Etec

Primeira edição da OBCPD será online, com prova teórica e debates sobre história, filosofia e política | Foto: Freepik

Estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) que estejam cursando o Ensino Médio Regular ou o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) podem se inscrever gratuitamente para a primeira edição da Olimpíada Brasileira de Ciências Políticas e Debates (OBCPD), pelo site do evento, até sexta-feira (25). A competição será no formato virtual. Podem participar alunos de escolas públicas ou particulares.

A primeira fase será composta por dez questões dissertativas que poderão ser preenchidas pelo Google Forms. O link para o formulário será enviado aos candidatos, por e-mail, no dia 3 de julho, quatro horas antes do início da prova, agendada para 14h30. Os candidatos que se classificarem na primeira etapa participam da segunda fase de debates, marcada para os dias 14 e 21 de agosto, pela plataforma Zoom. Os participantes receberão certificados e haverá premiação para o vencedor.

A OBCPD é organizada por estudantes do colégio Objetivo Integrado, que identificaram oportunidade para promover uma competição que estimulasse o debate, o pensamento crítico, o trabalho em grupo e a capacidade de comunicação dos jovens. “Planejamos uma olimpíada no formato interativo, no qual os participantes se divertem enquanto aprendem mais sobre história, filosofia e política”, afirma Marcos Teixeira, um dos organizadores da OBCPD que conta ainda com as participações dos estudantes Thiago Henrique Martins e Fábio Ferreira.