Centro Paula Souza
Governo de São Paulo

Vestibulinho

Etec

As inscrições do processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2017 começaram no dia 11 de abril e vão até 12 de maio. O valor da taxa é de R$ 30.
O Vestibulinho oferece 45.881 vagas para Ensino Técnico (presencial, semipresencial e online), Técnico integrado ao Médio na modalidade EJA, Especialização Técnica e para acesso às vagas remanescentes de segundo módulo dos cursos técnicos.

As vagas disponíveis para os cursos técnicos são destinadas às Etecs e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de escolas estaduais.

Especialização de nível médio
Nesse processo seletivo, as 326 vagas são distribuídas entre seis cursos de especialização técnica: Desenvolvimento de Novos Produtos para a Área da Indústria Alimentícia, Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar, Enfermagem do Trabalho, Gestão Ambiental, Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição e Radiocomunicação.

Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site.

Vagas remanescentes
O Vestibulinho também oferece vagas remanescentes de segundo módulo para dez cursos técnicos:  Administração, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Logística, Mecânica, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e ter experiência profissional na área do curso, mediante avaliação e certificação de competências referentes ao primeiro módulo.

Inscrições
Para se inscrever em um dos cursos técnicos oferecidos no segundo semestre, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do segundo ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo a Educação de Jovens e Adultos – EJA ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

As inscrições, exclusivamente pela internet, vão de 11 de abril a 12 de maio – no último dia, o prazo termina às 15 horas. O Manual do Candidato estará disponível no site para download.
No ato da inscrição, o candidato ao primeiro módulo do Ensino Técnico, presencial e semipresencial, pode colocar como segunda opção outro curso ou período desde que oferecido na mesma unidade para a qual vai se inscrever. É preciso preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 30. O valor deve ser pago em dinheiro, em qualquer agência bancária.
Inclusão social

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) e pelo site.

Calendário do Processo Seletivo das Etecs
2º semestre de 2017

13 a 17 de março- Inscrição para pedido de redução da taxa de inscrição do Vestibulinho das Etecs e entrega da documentação. No último dia, a inscrição termina às 15 horas e a entrega da documentação, às 18 horas.

11 de abril – Divulgação do resultado do pedido de redução da taxa de inscrição do Vestibulinho exclusivamente pela internet.

11 de abril a 12 de maio – Inscrição para o Vestibulinho das Etecs. No último dia a inscrição termina às 15 horas.

6 de junho – Divulgação dos locais de exame do Vestibulinho.

11 de junho – Exame do Vestibulinho será às 13h30. Gabarito oficial será divulgado a partir das 18 horas.

12 de junho – Divulgação do gabarito oficial para acesso às vagas remanescentes de 2º módulo a partir das 14 horas.

13 de junho – Divulgação do gabarito oficial dos cursos de especialização será somente nas Etecs a partir das 14 horas

3 de julho – Divulgação da lista de convocação dos candidatos inscritos nos cursos técnicos com prova de aptidão.

7 de julho – Divulgação da lista de classificação geral do Vestibulinho para os demais cursos.

10, 11 e 12 de julho – Primeira lista de convocação do Vestibulinho e matrícula.

13, 14 e 17 de julho – Segunda lista de convocação do Vestibulinho e matrícula.

18 de julho – Terceira lista de convocação do Vestibulinho e matrícula.

Provas e Gabaritos dos Vestibulinhos das Etecs

1º Semestre 2017 - vagas remanescentes do 2º módulo

1º Semestre 2017

2º Semestre 2016 - vagas remanescentes do 2º módulo