Vice-governador visita Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, visitou nesta quarta-feira, 28, o Semana Mesa SP, evento que reúne amantes e estudiosos da gastronomia em jantares, palestras, exposições, degustações, workshops […]

28 de outubro de 2015 3:49 pm Institucional

O diretor executivo do evento, Georges Schnyder (dir.), guia o secretário e a diretora-superintendente pelos estandes

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, visitou nesta quarta-feira, 28, o Semana Mesa SP, evento que reúne amantes e estudiosos da gastronomia em jantares, palestras, exposições, degustações, workshops e uma feira de comida na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia, na Capital. Alunos e professores do curso técnico de Cozinha do Centro Paula Souza participam das atividades para conhecer as novidades do setor.

França visitou os vários estandes da feira acompanhado da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do diretor-executivo do evento, Georges Schnyder. Atualmente, 13 Etecs oferecem o curso técnico de Cozinha. O vice-governador  conheceu o chef russo Vladimir Mukhin e as atrações do evento e foi presenteado com dólmãs, túnicas usadas por cozinheiros.

“O governador Geraldo Alckmin tem orientado as ações para a geração de emprego em economia criativa e a gastronomia é um dos expoentes nessa área. Nesse ramo, em que todo mundo já tem um pouco de conhecimento, uma atividade cotidiana, é mais fácil atrair o jovem e a qualificação no setor vai gerar renda em um padrão mais alto que em outras áreas, empregos melhores”, afirmou o vice-governador. “O que Alckmin faz é antever essa tendência de migração da geração de renda como ocorreu na Europa e deve acontecer também aqui. A qualificação desses profissionais o Centro Paula Souza já oferece com excelência.”

Programação

Neste ano, o tema do Mesa SP é A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão. Entre os profissionais confirmados para subir ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – estão os chefs internacionais Virgílio Matinez (Peru), Fernando e Gabi Rivarola (El Baqueano, Argentina) e Vladimir Mukhin (Rússia).

Cozinheiros brasileiros também marcarão presença: Alex Atala (Dom – São Paulo) Tereza Paim (Casa de Teresa – Bahia), Jeferson Rueda e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – São Paulo), Mônica Rangel (Gosto com Gosto – Rio de Janeiro), Flávio Miyamura (Miya – São Paulo), Manu Buffara (Manu – Curitiba), Morena Leite (Capim Santo – São Paulo) e Thiago Castanho (Remando do Peixe – Belém Pará).

O Mesa ao Vivo reunirá profissionais da gastronomia para aulas, debates e demonstrações culinárias em tempo real. Toda a programação oferecida ao público, que pode ser conferida nos sites www.2015.semanamesasp.com.br e http://prazeresdamesa.uol.com.br se transformará em material editorial da revista Prazeres da Mesa, que terá uma publicação especial logo após o evento.

Também fazem parte das ações do evento Semana Mesa SP o “Farofa” – feira de produtos trazidos de diversos lugares do Brasil, barracas de chefs e Food Trucks que oferecerão comidinhas por preços democráticos – e o “Mesa no Cinema” sessões de cinema dentro do CineSesc com a presença de chefs de cozinha que executarão menus inspirados nos longas-metragens.

Aprendizado

Os estudantes da Etec Santa Ifigênia atuam durante os três dias de evento na equipe de apoio. Nas cozinhas, os alunos auxiliam os chefs em suas preparações e nas aulas abertas, ao público do Semana Mesa São Paulo. Pelos corredores dos cinco andares da Etec, os estudantes do curso técnico em Eventos tomam as rédeas, orientando e controlando a entrada e saída dos visitantes, além de oferecer suporte à equipe organizadora. A rotina de trabalho os aproxima do dia a dia da futura profissão. “Esperei a vida inteira por um evento como este. O contato com chefs de todos os lugares agrega muito aprendizado para nossa vida profissional”, diz Vinicius da Silva, do 3º módulo do curso técnico em Cozinha. Para Gabriela Dias, do 1º módulo de Eventos, a experiência vai além do aprendizado. “Os contatos que estamos fazendo aqui podem nos abrir portas para o mercado de trabalho”, acredita.

Compartilhe


Veja também