Vencedores do Desafio Google usam as férias para projetar apps

Alunos das Etecs, criadores dos melhores trabalhos do StartUp in School, receberam ‘lição de casa’ para chegarem preparados à mentoria do Ideias de Futuro, que vai durar três meses. Desafio foi promovido pelo Centro Paula Souza em parceria com o Google

23 de dezembro de 2016 11:55 am Institucional

Crédito: Marcos Ferreira/IAE Brasil | Criadores dos aplicativos receberam prêmio em dezembro

Se os alunos vencedores do StartUp in School acharam que bastava imaginar um bom aplicativo, enganaram-se. Em férias, os estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) levaram para casa algumas atividades para não deixarem as ideias esfriarem até o fim de fevereiro, quando começam os três meses de mentoria que será oferecida pelo Ideias de Futuro.

A tarefa de casa é analisar o que já foi feito e organizar as habilidades de cada integrante. “Com essas informações, nós traçaremos trilhas de mentoria individualizadas para cada grupo”, diz Jaciara Cruz, diretora do programa.

Ganhadores

O app Do2Gether, dos alunos da Etec Dra. Ruth Cardoso, venceu na categoria Opinião do Público, com mais de 2 mil likes dos internautas. O aplicativo pretende reunir pessoas desconhecidas para a prática de esporte. “Corremos atrás dos votos para o nosso app e ficamos muito felizes e surpresos com o primeiro lugar”, diz Alisson Quaresma Vassopoli, estudante do curso técnico de Informática.

O escolhido como Top Inovação foi o aplicativo Walp, da Etec de São Caetano do Sul, que deseja aproximar ONGs de investidores. Na categoria Melhor App ficou o SOS Fácil, da Etec Sebrae, um dispositivo para facilitar o acesso de serviços de emergência pelo celular.

Os três projetos participaram de um day camp no campus do Google e receberam um feedback dos jurados do programa para colher ideias e promover melhorias em seus trabalhos.

Durante o ano, dez Etecs receberam mentoria de especialistas para desenvolver modelos de negócios e criar suas próprias startups baseadas em apps para smartphones. A ideia principal era incentivar os jovens a pensar soluções para suas comunidades.

Veja mais sobre os projetos vencedores:

Melhor App
Etec Sebrae, Capital/Aplicativo SOS Fácil – Realiza chamadas de emergência com facilidade. É voltado a idosos ou pessoas que necessitem de cuidados especiais. Alunos: Carlos Miguel Sebastião da Silva, Carolina Beatriz Filipim de Oliveira, Jandir João Lima dos Reis, Tainá Pinheiro da Silva e Vinicius Dias Rocha.Veja vídeo

Top Inovação
Etec Jorge Street, São Caetano do Sul/Aplicativo Walp– Plataforma que disponibiliza informações dos projetos das ONGs, possibilitando a conexão com potenciais doadores/voluntários. Alunos: Fernanda Izabel Bonfim Alves, Matheus Nogueira Batista, Naomi Banno Pimenta Marrocos, Pedro Henrique Medeiros Rezende, Pedro Henrique Ribeiro Gomes. Veja vídeo

Opinião do Público

Etec Dra Ruth Cardoso, São Vicente/Aplicativo Do2Gether – Reúne pessoas com interesses em comum para a prática de esportes e atividades de lazer na cidade. Alunos: Adriano Froes de Oliveira Marrecas, Alisson Quaresma Vassopoli, Camila Ribeiro dos Santos, Lucas Viana dos Santos, Pablo dos Santos Marques, Sidney de Almeida Fernandes. Veja vídeo

Compartilhe


Veja também