No ano de 2015, o Centro Paula Souza ganhou mais duas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) e uma Escola Técnica Estadual (Etec), firmou novos acordos com países estrangeiros e comemorou com alunos e professores […]
No ano de 2015, o Centro Paula Souza ganhou mais duas Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatec) e uma Escola Técnica Estadual (Etec), firmou novos acordos com países estrangeiros e comemorou com alunos e professores o recebimento de prêmios e medalhas em feiras e olimpíadas. Além disso, unidades receberam selos de reconhecimento. Essas foram algumas das conquistas da instituição ao longo do ano. Alguns fatos marcantes de 2015:
– Foram criadas as Fatecs de Santana de Parnaíba e Ribeirão Preto, além da Etec Itaquera II.
– Alunos das Etecs foram premiados na 5ª Olimpíada Matemática Sem Fronteiras (1 medalha de ouro, 6 de prata e 17 de bronze), na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (14 medalhas de ouro, 22 de prata e 20 de bronze), na Olimpíada Brasileira de Matemática (26 de prata e 50 de bronze) e na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (11 medalhas de ouro, 27 de prata e 56 de bronze).
– A Fatec de Tatuí recebeu selo de Instituição Socialmente Responsável, oferecido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O curso de Química da Etec Tiquatira recebeu selo de qualidade do Conselho Regional de Química (CRQ IV). As Etecs de Cubatão e Itatiba ganharam certificação de Escola Associada da Unesco.
– Alunos das Etecs conquistam mais de 1.800 vagas em universidades e faculdades públicas.
– Na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), promovida pela Universidade de São Paulo (USP), estudantes das Etecs venceram em primeiro lugar em duas categorias: Engenharia e Ciências Exatas e da Terra.
– O projeto Pele artificial, feita a partir de tecido de porcos, da Etec de Franca, venceu o 2º Desafio Inova.
– Professores da Agência Inova Paula Souza participaram de uma missão de 15 dias percorrendo institutos de tecnologia da Flórida, nos Estados Unidos.
– Etec São Paulo (Etesp) foi mais uma vez a melhor escola pública do Estado no Enem, e a 14ª melhor escola pública do País. Considerando-se todas as escolas da Capital e incluindo as particulares, a unidade ocupa a 16ª posição no ranking do município. Entre as 60 escolas estaduais do Brasil com melhor desempenho no exame, 42 são Etecs. Já entre as 60 primeiras escolas públicas do Estado, considerando as redes municipal, estadual e federal, 50 são Etecs.
Na avaliação das 20 melhores escolas públicas da Capital, 19 são Etecs. – As Etecs Martin Luther King, no Tatuapé, e Profª Dra. Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba participaram de torneio de ciências na Índia.
– A Etec Santa Ifigênia sediou o evento Semana Mesa SP, que reuniu amantes e estudiosos da gastronomia em jantares, palestras, exposições, degustações, workshops e uma feira de comida.
– Fatec Zona Leste apresentou o projeto eTransplante na 6ª Conferência Internacional sobre Fatores Humanos Aplicados e Ergonomia – AHFE 2015, em Las Vegas.
– Um fertilizante criado pela Etec de Franca foi premiado na Mostratec 2015.
– O Centro Paula Souza lançou o primeiro EJA de Ensino Médio gratuito a distância.
– A 9ª edição da Feteps, principal evento do Centro Paula Souza, premiou 24 projetos de alunos de Etecs e Fatecs. Entre os projetos campeões, estão um espelho retrovisor para ciclistas, uma cadeira articulada para pessoas com deficiência e um sistema de banho inteligente para economia de água.
– O Centro Paula Souza assinou acordo para intercâmbio de projetos com instituto de ensino tecnológico da China e com universidade da Bélgica. A instituição também assinou acordo com o estado norte-americano da Geórgia para promover ações educacionais com as faculdades tecnológicas locais.