Receita premiada vai levar aluna da Etec para Itália

O fusilli com ragu de linguiça caseira foi o prato vencedor do concurso de gastronomia “Uma massa criativa dentro da tradição italiana”; estudante ganhou curso e estágio na região de Piemonte

25 de outubro de 2021 3:32 pm Etec, Institucional

Suelen Moraes, aluna do curso técnico de Cozinha, venceu com criação inspirada na culinária mineira l Foto: Divulgação

Suelen Moraes, aluna do curso técnico de Cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Coronel Raphael Brandão, localizada em Barretos, venceu a terceira edição do concurso de gastronomia Uma massa criativa dentro da tradição italiana. Como prêmio, ela ganhou um curso teórico e estágio na sede do Italian Culinary Institute for Foreigners (Icif), o Castelo de Costigliole d’Asti, na região de Piemonte, na Itália.

“Essa bolsa de estudos é uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento pessoal para o estudante”, diz a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis. A competição é uma parceria do Centro Paula Souza (CPS) com o Icif.

Criatividade e conhecimento

Nesta segunda-feira (25), a final do concurso reuniu seis estudantes de Etecs na unidade Santa Ifigênia, da Capital, com o desafio de usar a criatividade e conhecimentos culinários para criar uma receita original e inovadora.

A receita vencedora foi o fusilli com ragu de linguiça caseira (confira abaixo). “Me inspirei na minha mãe, que é mineira, de São Tomás de Aquino. Todos os ingredientes eu peguei do sul de Minas Gerais”, explica Suelen.

Kelly dos Santos, aluna da Etec Carlos de Campos, da Capital, ficou em segundo lugar com o linguine com molho de manteiga e sálvia com abóbora. O penne passione di ricota, da estudante da Etec Santa Ifigênia Andreia Oliveira ficou em terceiro lugar.   

Confira abaixo a receita vencedora:

Ingredientes para quatro porções

1,1 quilo de tomate concace;
45 gramas de cebola;
3 gramas de alho;
250 gramas de linguiça caseira;
Óleo;
30 mililitros de cachaça artesanal;
180 gramas de macarrão tipo fusilli;
Sal;
Pimenta calabresa;
Chimichurri sem pimenta;
Manjericão;
500 gramas de queijo curado;

Modo de preparo

Faça um X no fundo dos tomates e coloque na água fervente; quando as “pétalas” da casca começarem a desgrudar, retire com o auxílio de uma escumadeira, descasque e tire as sementes; corte em cubinhos e reserve. Retire a linguiça da tripa e refogue em uma panela com óleo; acrescente a cebola e o alho. Coloque a cachaça e espere até que o álcool evapore. Acrescente os tomates, sal, pimenta calabresa e chimichurri; deixe em fogo baixo para que os sabores se misturem. Desligue o molho e acrescente o manjericão. O macarrão cozido (ao dente) deve ser jogado diretamente no molho. Acrescente queijo a gosto.

Compartilhe


Veja também