Projetos de Etecs são premiados no Programa Benchmarking

Com o Bloco Ecológico – Entulho Civil e Bagaço de Cana, as ex-alunas do curso técnico de Edificações da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, Fernanda Bergami, Laissa Araújo e Maria Siqueira, conquistaram o segundo […]

1 de julho de 2016 4:34 pm Institucional

Crédito: Divulgação/Benchmarking | Fernanda, da Etec Getúlio Vargas, e trio da Etec Bento Quirino (da dir. para a esq.) receberam certificados

Com o Bloco Ecológico – Entulho Civil e Bagaço de Cana, as ex-alunas do curso técnico de Edificações da Escola Técnica Estadual (Etec) Getúlio Vargas, Fernanda Bergami, Laissa Araújo e Maria Siqueira, conquistaram o segundo lugar na 5ª edição do Programa Benchmarking Junior Brasil, que contempla iniciativas inovadoras de jovens para a promoção da sustentabilidade. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 30, na Capital.

O projeto STAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil, de estudantes de Eletrônica da Etec Bento Quirino, de Campinas, ficou com o quinto lugar.

Todos os trabalhos receberam certificados de excelência em sua área de desenvolvimento.

Inovações sustentáveis

A ideia do projeto vice-colocadoé substituir o concreto pelo tijolo feito com descarte da produção do setor sucroalcooleiro. “Além de econômico, o produto preserva o meio ambiente por promover a reutilização de materiais”, defende Laissa, uma das vencedoras.

Já o STAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil tem o objetivo de tratar de forma mais econômica cisternas em residências das populações de regiões semiáridas, oferendo uma proposta mais sustentável na implantação de políticas públicas no setor.

“Desenvolvemos um equipamento que faz esse tratamento com a geração de cloro por meio de água e sal, graças a uma reação química chamada eletrólise”, explica Beatriz Ruscetto da Silva. Ela apresentou o trabalho ao lado dos colegas Gabriel Gertrudes Trindade e Matheus Henrique Cézar da Silva.

Ranking geral:

Classificação Projeto Escola

Casca de Arroz Senai Mauá

Bloco Ecológico – Entulho Civil e Bagaço de Cana Etec Getúlio Vargas

PROAD – Projeto Armário para Deficientes Escola Senai “Almirante Tamandaré”

SIMECHR – Sistema de Monitoramento Eletrônico e Comando Hídrico Residencial Escola Senai “Jorge Mahfuz”

STAC-IBR: Solução para o tratamento de água nas cisternas instaladas no Brasil Etec Bento Quirino

Compartilhe


Veja também