Os projetos Roupa com Controle de Temperatura e Fresadora de CNC de Baixo Custo, elaborados por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Aristóteles Ferreira, de Santos, e Dr. Júlio Cardoso, de Franca, estão entre os […]
Renato Almeida Laurindo (esq.) e Silvaney Batista Primo durante exposição da fresadora no workshop – Foto: Divulgação
Os projetos Roupa com Controle de Temperatura e Fresadora de CNC de Baixo Custo, elaborados por estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), Aristóteles Ferreira, de Santos, e Dr. Júlio Cardoso, de Franca, estão entre os nove finalistas do 2º Prêmio Polo Francano de Tecnologia e Inovação. O vencedor será anunciado hoje, dia 27, durante o 3º Workshop de Tecnologia e Inovação, no município de Franca.
O primeiro projeto foi desenvolvido pelo aluno José Petri de Lima, orientado pelos professores Marcos Augusto Estácio e Marcelo Luiz da Conceição, do curso técnico em Eletrônica, da Etec Aristóteles Ferreira. Trata-se de uma placa acoplada a uma bateria inserida dentro de uma jaqueta, que aumenta ou diminui a sensação térmica do corpo da pessoa que a utiliza, podendo ser empregada em uniformes de trabalhadores expostos a temperaturas extremas, como bombeiros, operadores de fornos e frigoríficos.
“A placa captura o calor de uma região e transfere para outra. Similar ao que um compressor faz nas geladeiras, onde o calor é retirado do interior e dissipado pelo radiador que fica na parte de trás do aparelho. A roupa faz o mesmo, captura o calor excedente do corpo e dissipa para a parte exterior, garantindo maior conforto e segurança”, explica José Petri. Confira video de apresentação da proposta.
Já o projeto Fresadora de CNC de Baixo Custo, da Etec Dr. Júlio Cardoso, foi criado pelos alunos do curso técnico de Mecânica, Silvaney Batista Primo e Renato Almeida Laurindo, orientados pelos professores Herbet Ferreira do Espírito Santo e Luiz Mozart Carreira. Eles desenvolveram uma fresadora computadorizada a partir de materiais de baixo custo. Pode ser utilizada para moldar diferentes tipos de materiais, como madeira, acrílico e metais leves.
“Os equipamentos existentes no mercado são muito caros e complexos. Nossa ideia é oferecer uma solução com melhor custo-benefício que pode ser aplicada na usinagem de componentes para calçados, como solas, etiquetas e carimbos”, destaca Laurindo.
Sobre o prêmio Promovido pelo Polo Francano de Tecnologia e Inovação, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento da Cidadania Sustentável (Cisu) e a Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif), o prêmio tem como objetivo estimular projetos acadêmicos inovadores nas áreas da tecnologia, mecânica, eletrônica e informática. Saiba mais