Resolver problemas do dia a dia é um dos intuitos de diversos projetos apresentados pelos estudantes das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia estaduais na 9ª Feteps, a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. […]
Projeto Déficitcar – Foto: Gastão Guedes
Resolver problemas do dia a dia é um dos intuitos de diversos projetos apresentados pelos estudantes das Escolas Técnicas e das Faculdades de Tecnologia estaduais na 9ª Feteps, a Feira Tecnológica do Centro Paula Souza. Soluções aplicáveis no ambiente doméstico estão entre os cerca de 200 projetos apresentados no Expo Barra Funda no evento que vai até esta sexta-feira na Capital.
Algumas dessas ideias priorizam técnicas simples para economizar em casa e ter maior eficiência na administração do lar, e, inclusive, que possam ser feitas pelos próprios usuários, a exemplo dos Aquecedores Solares de Baixo Custo, desenvolvidos pelos alunos do curso técnico de Edificações da Etec Mandaqui.
Uma placa de aproximadamente 1 metro quadrado é montada a partir de latas de alumínio e garrafas pet do tipo caçulinha, aquelas que comportam 250 ml. Pintada de preto e ligada a canos de PVC, a estrutura aquece a água da rua para diminuir o consumo de energia na hora do banho, por exemplo, gerando economia mensal estimada entre 6 e 10%.
Inspirado em modelos pré-existentes de aquecedores de baixo custo, com uso de garrafas plásticas e caixas de leite, o projeto elaborado pelos alunos da zona norte da capital paulista se diferencia por um aprimoramento: com o uso de latinhas de refrigerante e cerveja foi possível produzir uma placa solar de menor tamanho com a mesma eficiência energética. Na feira, os estudantes vão distribuir um manual para produzir o aquecedor em casa.
Outro instrumento voltado à economia de casa é o Gerador de Energia Eólica para Uso Doméstico. O projeto foi pensado por professores e alunos de Gestão da Produção Industrial da Fatec Itapetininga para expandir as possibilidades de obtenção de energia. “Estamos habituados a ver o uso da energia eólica em grande escala. Na Europa ela já existe de outra forma, mas os geradores são muito grandes e produzem muito ruído”, explica o professor David Nunes. O pequeno trocador de calor pode ser instalado em vários pontos telhado, onde haja incidência de ventos, e a energia produzida seria capaz de substituir a eletricidade no acionamento de pequenos eletrônicos, como as lâmpadas.
Para quem quer poupar água e energia ao mesmo tempo, vale a pena conhecer o trabalho Técnicas e Dispositivos para um Banho Inteligente, da Fatec Osasco. Uma união de quatro mecanismos permite menos gasto energético e redução do consumo de água na hora de tomar banho. Entre eles, um trocador de calor que reutiliza o calor da água despejada no ralo e um sensor que avisa quando o usuário está enrolando no chuveiro em vez de se lavar, a partir da medição da quantidade de resíduos presentes na água. Também dentro do banheiro, o Sistema de tratamento de água cinza de baixo custo da Etec José Martimiano da Silva, em Ribeirão Preto, reaproveita a água utilizada nos lavatórios dos banheiros residenciais para a descarga do vaso sanitário, após uma filtragem com carvão ativado e tela e adição de pastilhas de cloro.
Já se a questão é segurança, os alunos da Fatec São José dos Campos vão apresentar o Security Box, dispositivo remoto de fechamento e abertura de portas. Para isso, o usuário aciona um sistema central pelo celular, tablet ou computador. O sistema é controlado por uma placa de Arduíno e o acesso do usuário é feito por meio de uma página web, cadastro e senha. O objetivo é oferecer ao consumidor segurança, praticidade e otimização do tempo em caso de perda de chaves, por exemplo.
Cuidado com o pet
Os bichos de estimação também ganharam atenção especial, depois que alunos da Etec Bento Quirino, em Campinas, notaram que deixar seus cães e gatos sozinhos exigia um certo esforço logístico. Para não deixar o pet sem comida, foi criado um mecanismo de armazenamento, programação e acionamento remoto de alimentação. O dono controla de longe, por meio de um aplicativo para smartphone, a hora de liberar a ração para o consumo do animal. Além disso, o TechFeed emite dados comportamentais do bichinho, como a hora em que ele comumente ronda o reservatório de comida. O protótipo, feito de materiais recicláveis como galão de água e panela usada, é dotado de uma webcam e um autofalante para comunicação à distância.
Serviço:
9ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps)
Projetos dos alunos das Etecs e das Fatecs
21 e 22 de outubro – das 10 às 21 horas
23 de outubro – das 10 às 13 horas
Local: Expo Barra Funda
Rua Tagipuru,1001 – Metrô Barra Funda
Entrada franca
Saiba mais:
Feteps: www.feteps.com.br
Fatecs: www.vestibularfatec.com.br
Etecs: www.vestibulinhoetec.com.br