Projeto da Fatec Baixada Santista estuda soluções para o Porto de Santos

Alunos do curso de Gestão Portuária da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Rubens Lara, na Baixada Santista, estudam e simulam alternativas para aprimorar o fluxo de caminhões em terminais de grãos do Porto de […]

14 de dezembro de 2015 12:28 pm Institucional

Alunos do curso de Gestão Portuária da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Rubens Lara, na Baixada Santista, estudam e simulam alternativas para aprimorar o fluxo de caminhões em terminais de grãos do Porto de Santos, o maior e mais importante do Brasil.

A partir de simulações de operações portuárias realizadas por meio do software Arena, os estudantes encontraram duas soluções: um programa de agendamento da chegada dos caminhões ao porto, a fim de evitar filas, e um estacionamento para abrigar os veículos que aguardam o horário marcado para descarregar a mercadoria no terminal. O grupo de alunos propõe o estabelecimento de uma área com capacidade para receber quatro mil caminhões a cerca de 50 quilômetros do porto.

“Com o estacionamento, os caminhões desceriam de forma sincronizada para o porto, evitando congestionamentos como os que ocorreram em 2013, na supersafra de grãos”, explica o professor Ricardo Reiff, orientador da pesquisa na Fatec Baixada Santista.

Iniciado no segundo semestre de 2014, o estudo ainda pretende desenvolver um programa para agendar a descarga dos produtos no porto e controlar o fluxo de veículos no estacionamento. Esse software será desenvolvido em parceria com o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, também oferecido pela Fatec Baixada Santista. Todo o trabalho é feito com base nas projeções de safras, que variam a cada ano e têm grande impacto no Porto de Santos.

“A próxima etapa é montarmos o Núcleo de Inteligência Portuária, envolvendo também os alunos do curso de Logística, para aprofundarmos ainda mais os trabalhos e pesquisas com os estudantes, professores e portos do Brasil”, diz o professor Júlio Cesar Raymundo, coordenador do curso de Gestão Portuária da Fatec.

Na prática

A aluna Marília Patrão Viveiros, de 33 anos, que trabalha na área de Planejamento de Operações Portuárias, na Libra Terminais, leva para o porto o que aprende na graduação tecnológica. “É simplesmente incrível verificar que todas as simulações que projetamos em sala de aula podem ser aplicadas na prática e gerar resultados positivos”, diz a estudante, que cursa o 5º ciclo do curso de Gestão Portuária. “Hoje em dia, em época de crise econômica, é importantíssimo poder testar novos processos sem que haja geração de custo. O software é uma ferramenta de tomada de decisão”, acredita Marília.

Para Suheir Genena, de 44 anos, o projeto é uma maneira de aprimorar suas pesquisas acadêmicas e seu currículo profissional: “Vejo boas perspectivas para me inserir no mercado de trabalho, pois esse estudo pode abrir portas. Além disso, podemos aplicar a ferramenta em nossos trabalhos acadêmicos, o que enriquece o conteúdo dos artigos científicos que produzimos a cada semestre”.

O projeto de simulação para o Porto de Santos foi apresentado no V Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção e no III Encontro Paranaense de Engenharia de Produção, eventos realizados entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Ponta Grossa, no Paraná. Outros 14 trabalhos do curso de Gestão Portuária da Fatec também foram exibidos na mostra.

Outras boas ideias:

Professor da Fatec cria aplicativo de comunicação alternativa para suprir dificuldades na fala

Alunos de Informática criam aplicativo de jogos para crianças com Síndrome de Down

Fatec de Jaú cria dispositivo remoto para medir volume de água e assoreamentos

Alunos da Fatec Osasco criam banheiro inteligente que economiza água e energiaEtec de Lins leva orientações jurídicas à população da cidade

Compartilhe


Veja também