Filtro de Daltonismo

Projeto da Etec Lauro Gomes é celebrado pela Câmara de São Bernardo

Moção de Congratulação homenageia estudantes responsáveis por protótipo de óculos inteligente que amplia segurança e inclusão a pessoas com deficiência visual

9 de dezembro de 2025 10:52 am Etec, Projetos

Estudantes do 3º ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas foram homenageados na Câmara Municipal de São Bernardo | Divulgação

A Câmara Municipal de São Bernardo do Campo concedeu uma Moção de Congratulação ao grupo de alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Lauro Gomes responsável pelo desenvolvimento de um protótipo de óculos inteligentes que busca promover mais segurança e inclusão a pessoas cegas ou com baixa visão.

A iniciativa foi proposta pelo vereador Jorge Araújo, que destacou a importância do avanço tecnológico como ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária. A cerimônia de homenagem ocorreu no último dia 3.

“Motivados pela vontade de aplicar a tecnologia de forma humana e transformadora, os estudantes uniram conhecimento técnico e sensibilidade social para desenvolver uma solução capaz de reduzir barreiras invisíveis enfrentadas diariamente por pessoas cegas ou com baixa visão”, argumentou o parlamentar.

Batizado de Occhio, o projeto consiste em um protótipo de óculos que atua como acessório de apoio sensorial. O dispositivo utiliza câmeras, sensores e um sistema de áudio integrado à armação, especialmente projetada para essa finalidade.

As câmeras do equipamento captam imagens e esses dados são processados por um sistema de inteligência artificial, que analisa em tempo real o ambiente ao redor do usuário. Quando um rosto conhecido é identificado, o sistema de áudio emite uma notificação sonora, além de descrever o entorno e apontar possíveis riscos — como a aproximação de veículos ou a presença de objetos que possam obstruir a passagem.

Responsáveis pela criação, os estudantes do 3º ano do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas — Arthur Augusto Cincerre, Daniel Veras Ferreira, Davi Isidoro Costa, Gabriel da Silva Passos, Gabriel Yoshi Kuboyama, João Pedro Mattos Arroio, Manuela Jaques de Almeida, Matheus Rodrigues Lara e Murilo Souza Girotti — foram chamados ao púlpito da Casa Legislativa para receber a homenagem.

“Queremos aperfeiçoar a tecnologia do Projeto Occhio, ampliar parcerias e participar de novos eventos e competições que nos permitam avançar ainda mais”, declarou Manuela, coautora do trabalho.

O reconhecimento reforça a relevância de iniciativas acadêmicas que unem tecnologia e compromisso social, demonstrando como ciência e inovação podem contribuir para transformar realidades de maneira responsável e empática.

A Moção também foi celebrada pela coordenadora pedagógica do projeto, professora Keila Diniz. “Receber essa homenagem é revisitar toda a trajetória do trabalho — das primeiras ideias às conquistas mais recentes. Os alunos estão motivados e orgulhosos por verem seu esforço ganhar reconhecimento público”, destacou.

Formandos de 2025

O desenvolvimento dos óculos inteligentes integrou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos jovens pesquisadores, que ficaram entre os dez melhores projetos científicos da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil.

O concurso estudantil global da Samsung é coordenado no Brasil pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e incentiva estudantes de escolas públicas de Ensino Médio a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais de suas comunidades.

Único representante paulista entre os finalistas, o Projeto Occhio alia tecnologia e inclusão para contribuir com a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual.

“O CPS abre caminhos para que alunos e docentes possam pesquisar, criar e inovar com autonomia. Esse apoio fortalece a cultura científica nas escolas, amplia a formação dos estudantes e contribui para que projetos como o Occhio ganhem visibilidade”, concluiu a professora Rosangela Panace Menino, que também orientou o grupo.

Compartilhe


Veja também